Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de junho de 2010

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2010: "EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR IVANA FRANÇA DE NIGRI"

Rio Piracicaba, na terra da colaboradora, poetisa Ivana Maria

Educação ambiental


A grande maioria dos adultos não tem mais jeito. Seus hábitos arraigados estão muito impregnados em suas vidas e eles não conseguem, ou não querem, mudá-los.

São pessoas que jogam bitucas de cigarros em qualquer lugar, atiram papéis e latas vazias de refrigerante pela janela do carro e são incapazes de caminhar alguns metros na praia, em direção à lixeira mais próxima, para jogar o papel e o palito do sorvete que consumiram. Indivíduos que também não recolhem as fezes do seu cachorro nas calçadas quando os levam a passeio, espalham pipocas e papéis de balas no chão dos cinemas e utilizam dezenas sacolinhas plásticas nas lojas e nos supermercados em cada compra, nunca levando consigo uma sacola ecológica.

Muita gente desperdiça até alimentos, cozinha quantidade maior do que sua família consome e coloca no lixo tudo o que sobra. Uma lástima, se pensarmos que um terço da população do mundo passa fome.

Essas pessoas vão envelhecer sem abandonar os velhas práticas de desperdício, de displicência, de hostilidade e falta de respeito para com o meio ambiente. Poucos remanescentes dessa geração despertarão a consciência ecológica e mudarão de hábitos. Mas as novas gerações estão aí, como esponjas secas, ávidas a absorver coisas novas e aptas a modificar o destino do planeta que receberam de herança.

Já vi crianças repreendendo os próprios pais que não fecham as torneiras enquanto escovam os dentes ou pedem para separar o lixo reciclável, atitudes que as escolas e a própria internet estão passando para as crianças.

Melhor do que campanhas caras de conscientização pelas mídias, a implantação da educação ambiental como matéria obrigatória no currículo das escolas daria excelente retorno.

As pessoas costumam culpar as prefeituras e os governos pelas enchentes e se desesperam quando a água inunda suas casas, mas ignoram que boa parcela de culpa é da própria população que espalha o lixo que entope os bueiros, uma das causas dos alagamentos.

Este é o momento de mudar, de preparar terreno para nossos descendentes. Já degradamos o planeta demais, já extinguimos, sem volta, espécies animais e dizimamos milhares de hectares de florestas, mudamos o percurso de rios e esparramamos óleo nos mares comprometendo a vida marinha. Educação ambiental é a solução.



Enviado pela colaboradora: Ivana Maria França de Negri que é escritora e defensora das causas ambientais - Piracicaba (SP)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br