Celebra-se no dia 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, sendo este ano as comemorações da Organização Mundial da Saúde subordinadas ao tema "Serviços de Saúde em situações de emergência".
CAMPANHA DESPOLUIR RIOS É EVITAR DOENÇAS HÍDRICAS - DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2009
"A água poluída pode causar doenças como cólera, febre tifóide, disenteria, amebíase etc. Muitas pessoas estão sujeitas a essas e outras doenças porque suas residências não tem água tratada ou rede de esgoto. Um dado assustador comprova: 55,51% da população brasileira não tem água encanada nem saneamento básico". (Prof. Dr. Jorge Rios - Eng. Hidrologista - UFRJ)
Você caro internauta, ambientalista, pesquisador, educador ambiental, estudante universitário ou do nível médio, professor do ensino básico, amigo blogueiro e dos fóruns ambientais ou cidadão preocupado com os problemas decorrentes da falta de saneamento básico:
- É bem grave a situação de nossas comunidades brasileiras com a contaminação das águas dos rios e mananciais por falta de tratamento de esgotos que são lançados "in-natura" nos cursos d' água acarretando muitas doenças e mortes.
- Os números relativos a doenças transmitidas pela água são muito preocupantes, embora tenhamos muita dificuldade em encontrar dados estatísticos atualizados.
- As doenças transmitidas pela água são responsáveis por 80 a 90% das internações no Brasil. Dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde – SIH/SUS demonstraram que no período de 1995 a 2000, ocorreram a cada ano, cerca de 700.000 internações hospitalares em todo País provocadas por doenças relacionadas com a água e a falta de saneamento básico. Desses registros, cabe ressaltar que a região Nordeste foi a que mais contribui (45% do total), onde se pode concluir que essa região é a que representa a pior situação quanto aos indicadores de internação (ANA/GEF/PNUMA/OEA – Estudo Técnico de Apoio PBHSF – Nº 2).
- Vamos postar nesse mês de abril vários artigos sobre esse grave problema, traremos opiniões de especialistas e profissionais ligados a saúde que conhecem de perto a nossa triste realidade.
Aceitamos o envio de artigos e publicações, inclusive dados estatísticos mais recentes que nossos leitores possam dispor.
- Recomendamos que pesquisem, analisem e debatam com seus alunos, com seus colegas de estudos, com os amigos e parceiros dos fóruns e listas de debates e publiquem em suas mídias as suas opiniões e a de outras pessoas, sobre as doenças de origem hídrica.
REVEJA :
CAMPANHA DESPOLUIR RIOS É EVITAR DOENÇAS HÍDRICAS - DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2009 (material para pesquisas)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Oi, Professor, Jarmuth!
ResponderExcluirPublicamos a informação no Portal Educacional Aprendaki - http://www.aprendaki.com.br/noticias.asp?id=13108
att.
Antonia
Obrigado pelo Apoio do Portal Aprendaki à nossa Campanha!
ResponderExcluirCada um de nós dando a sua contribuição e colaboração, acreditamos que em futuro próximo seremos um grande grupo preocupado com a recuperação e preservação de nossos cursos d' água.
Os rios e as águas do Brasil agradecem!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!