Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de abril de 2009

CAMPANHA DESPOLUIR RIOS É EVITAR DOENÇAS HÍDRICAS - DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2009


Pesquisa revela que água contaminada ainda é um problema no Brasil

Paraná Online

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou estudo que revela que 28 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência de doenças provocadas por água contaminada, condições sanitárias precárias e falta de higiene.

Doenças como hepatite A, cólera e febre tifóide que podem ser prevenidas por meio de vacinação são responsáveis por 2,3% das mortes no Brasil.

De acordo com o estudo, no mundo, 6,3% das mortes ainda são causadas por estas doenças, todas relacionadas à má qualidade da água e às condições de higiene.

No total, são 3,5 milhões de mortes por ano no mundo que poderiam ser evitadas se, além de um sistema eficaz de tratamento de água, a população recebesse vacinação contra tais doenças.

Os índices de mortes provocadas por água contaminada e condições precárias de higiene e saneamento no Brasil não são dos piores países do mundo. A taxa de mortalidade por essas causas é de 2,3%, apesar disso, um número alto quando comparado ao de países como Áustria, Itália e Dinamarca onde apenas 0,1% das mortes registradas por esse motivo.

Hepatite A

Um estudo epidemiológico coordenado pelas pediatras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Eliane Cesário Maluf e Cristina Cruz aponta que a população das grandes cidades com melhores condições higiênico-sanitárias pode estar mais exposta às formas mais graves da hepatite A.

A pesquisa realizada em Curitiba mostra que a melhoria da qualidade de vida da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) diminuiu a ocorrência da doença na população entre 0 e 14 anos.

“A pesquisa realizada com crianças e adolescentes da capital e região metropolitana revela que as crianças estão chegando à idade adulta sem terem contato com a doença”, relata a pesquisadora Cristina Cruz que também é presidente do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Paranaense de Pediatria.

A doença na idade adulta, em geral, se apresenta de forma mais grave, podendo levar à morte com maior freqüência, quando comparada com a população pediátrica. De acordo com o Datasus, a hepatite A que passou a ter notificação obrigatória a partir de 2001 matou 115 pessoas nos últimos cinco anos.

“A vacina é melhor maneira de se evitar o risco de se contaminar com o vírus da hepatite A”, reconhece o médico Marco Aurélio Sáfadi, especialista em infectologia pediátrica.

O Brasil conta com a vacina conhecida como Avaxin, da Sanofi-aventis, recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), mas que não integra o calendário de vacinação do Ministério da Saúde.

Ela está disponível nas clínicas particulares e nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries), órgãos da rede pública de saúde, apenas para grupos específicos de indivíduos.

Cólera e febre tifóide

Por sua vez, o cólera, na sua forma mais severa, é a doença mais rapidamente fatal conhecida até hoje. O vibrião do cólera se instala no organismo quando o indivíduo bebe água contaminada de poços, rios e córregos ou consome frutos do mar e peixes infectados, crus ou mal cozidos. A doença também pode ser prevenida por meio de apenas uma vacina, internacionalmente conhecida como Dukoral.

A vacina oferece proteção de 85% contra cólera por seis meses e 57% por dois anos. De acordo com os médicos, ela pode ser tomada por maiores de dois anos de idade, exceto gestantes e pessoas com doenças moderada e grave e hipersensibilidade aos seus componentes.

Recomendam-se três doses para crianças entre dois e seis anos e reforço após seis meses. A partir desta idade, bastam duas doses e uma de reforço, após dois anos.

Já, para a febre tifóide, uma infecção causada pela bactéria Salmonella typhi, a OMS registrada mais de 21 milhões de casos de febre tifóide no mundo, resultando na morte de, aproximadamente, 600 mil pessoas.

A doença está associada a níveis sócio-econômicos baixos e situação precária de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental. A vacina contra a doença é indicada para pessoas que vivem em regiões com precárias condições de saneamento básico ou para que viaja para as áreas endêmicas da doença, como África Central, Sudeste Asiático, México e Bolívia, entre outros.

A doença é contraída pela ingestão de água e alimentos contaminados pelas fezes ou urina de uma pessoa que foi infectada por este microorganismo. Ao entrar no organismo humano, a bactéria normalmente se aloja no intestino, onde se reproduz e causa infecção.

Após 5 a 21 dias de incubação, os doentes começam a se ntir fadiga, dor de cabeça, febre e dores abdominais. “Quando não provoca sintomas clássicos, a febre tifóide é freqüentemente confundida com malária, dengue, gripe e outras doenças que provocam estados febris”, completa Marco Aurélio Sáfadi.

Doenças

> Cólera
> Febre tifóide
> Hepatite
> Leptospirose
> Esquistossomose ou barriga d'água
> Verminoses
> Micoses
> Gastrenterite
> Diarréia

Formas de contaminação

> Beber água contaminada
> Comer alimentos lavados com esta água
> Tomar banho em águas poluídas

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA
- COPASA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Olá, bom dia a todos que acessarem estas linhas.
    Sou nascido em São Paulo, Vila Mariana e hoje resido no interior paulista, não vou fazer comentários sobre nossos 2 mais famosos rios, mas quero anunciar-me como um companheiro na busca de soluções para esse problema de poluição nos nossos rios.
    A anos me veio na mente como que fotos dos nossos rios em anos vindouros, ou seja, totalmente restaurados. Foram imagens cedidas acredito eu por algo mais sublime a que possamos imaginar. Ao acaso: tenho então na memoria o que se deve ser feito para que os nossos rios estejam salvos e dando vidas ao meio ambiente, para passaros, peixes, animais e para a propria humanidade.
    Projeto - custo bem menor ao qual se vê.
    Tempo prazo - 18 meses e terão peixinhos nadando no Tietê e no Pinheiros.
    Vou deixar como contato a sua propria pagina, entrem em contato comigo por aqui e viabilizaremos uma maneira de nos comunicarmos sem riscos de oportunistas interferirem.
    Chaman-me ALIEL. Buscarei por aqui seu contato comigo, boa sorte para nós todos.

    ResponderExcluir
  2. Havendo interesse de vossa parte, comuniquen-se por aqui, lembren-se, chamen-me ALIEL...
    Caso note que não houve de vossa parte um maior interesse, buscarei outros meios para passar a ideia para frente.
    Faço assim para fugir de oportunistas...

    ResponderExcluir
  3. Caro Aliel,

    Estamos interessados em conhecer o seu trabalho.
    Por favor, faço um contato conosco por email:
    contato@sosriosdobrasil.org

    Um abraço,

    Prof. jarmuth Andrade

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br