Desmatamento, seguido de queimada, Passos Maia - SC, junho de 2005
Desmatamentos como este continuam acontecendo no Estado, colocando em risco a qualidade de vida e a manutenção da biodiversidade - (Foto: APREMAVI.ORG)
Código Estadual do Meio Ambiente, Santa Catarina andando pra trás.
Prezado Editor,
Hoje o Estado de Santa Catarina deu mais um exemplo de como andar pra trás em questões Ambientais.
Foi com pesar que li sobre a aprovação do Código Estadual do Meio Ambiente.
A Assembléia Legislativa de Santa Catarina dá mais um passo em direção da destruição do que resta da já tão agredida Natureza Catarinense.
É vergonhoso que o SC tenha sido por 10 anos campeão do desmatamento.
É vergonhoso que SC não tenha condições de implementar projetos que, à exemplo de países europeus que tanto inspiram os catarinenses, aumentem a produtividade das pequenas propriedades rurais familiares sem necessidade de derrubar mais mata.
É vergonhoso que o governo se curve à ganância dos latifundiários, já que 32% dos 6.000.000 de hectares que servem à produção agrícola de SC pertence a apenas 1,9% dos proprietários rurais.
É vergonhoso que os representantes saídos do povo Catarinense não tenham aprendido com as recentes catástrofes ambientais no estado e é vergonhoso que eles assinem um atestado de responsabilidade sobre as próximos catástrofes que certamente virão.
Com a lei, toda a sociedade catarinense abdicará para sempre de boa parte deste importantíssimo bem ambiental que a todos pertence (as matas ciliares), cuja função prioritária está na preservação dos recursos hídricos, essencial à sobrevivência humana, renúncia esta que servirá, de forma especial, a uma minoria economicamente privilegiada. É justo que isso ocorra?
É triste que a imagem de estado de “Primeiro Mundo” que o restante do Brasil tem de Santa Catarina, como sempre ouço, seja uma grande mentira.
Josino Junior | Decolando | Siga-me
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Professor e queridos leitores, estou inconsolado, tanto que tenho vergonha de sair às ruas. Não consigo entender como um estado pode se comportar assim.
ResponderExcluirJunior
ResponderExcluirSou solidária a vc e a todos os catarinenses que amam essa terra tão linda, esse restante de mata atlantica, florestas de araucárias e tão exuberante fauna e flora.
é simplesmente um absurdo o que esses políticos estão fazendo, certamente com muitos interesses financeiros e imobiliários por trás.
Podia começar mandando para a internet a relação do nome de todos os deputados que votaram favorável a esse absurdo...
vamos detoná-los na Web para que não sejam votados nunca mais! Que acha?
Camila - Curitiba