Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2009

AMBIENTALISTAS CATARINENSES INCONFORMADOS


Desmatamento, seguido de queimada, Passos Maia - SC, junho de 2005

Desmatamentos como este continuam acontecendo no Estado, colocando em risco a qualidade de vida e a manutenção da biodiversidade - (Foto: APREMAVI.ORG)

Código Estadual do Meio Ambiente, Santa Catarina andando pra trás.

Prezado Editor,

Hoje o Estado de Santa Catarina deu mais um exemplo de como andar pra trás em questões Ambientais.

Foi com pesar que li sobre a aprovação do Código Estadual do Meio Ambiente.

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina dá mais um passo em direção da destruição do que resta da já tão agredida Natureza Catarinense.

É vergonhoso que o SC tenha sido por 10 anos campeão do desmatamento.

É vergonhoso que SC não tenha condições de implementar projetos que, à exemplo de países europeus que tanto inspiram os catarinenses, aumentem a produtividade das pequenas propriedades rurais familiares sem necessidade de derrubar mais mata.

É vergonhoso que o governo se curve à ganância dos latifundiários, já que 32% dos 6.000.000 de hectares que servem à produção agrícola de SC pertence a apenas 1,9% dos proprietários rurais.

É vergonhoso que os representantes saídos do povo Catarinense não tenham aprendido com as recentes catástrofes ambientais no estado e é vergonhoso que eles assinem um atestado de responsabilidade sobre as próximos catástrofes que certamente virão.

Blumenau (SC) - Casas no bairro Progresso onde ocorreram novos deslizamentos de terra devido aos fortes temporais Foto: Wilson Dias/ABr

Com a lei, toda a sociedade catarinense abdicará para sempre de boa parte deste importantíssimo bem ambiental que a todos pertence (as matas ciliares), cuja função prioritária está na preservação dos recursos hídricos, essencial à sobrevivência humana, renúncia esta que servirá, de forma especial, a uma minoria economicamente privilegiada. É justo que isso ocorra?

É triste que a imagem de estado de “Primeiro Mundo” que o restante do Brasil tem de Santa Catarina, como sempre ouço, seja uma grande mentira.

Josino Junior | Decolando | Siga-me



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Professor e queridos leitores, estou inconsolado, tanto que tenho vergonha de sair às ruas. Não consigo entender como um estado pode se comportar assim.

    ResponderExcluir
  2. Camila - Curitiba (PR)02 abril, 2009 15:30

    Junior

    Sou solidária a vc e a todos os catarinenses que amam essa terra tão linda, esse restante de mata atlantica, florestas de araucárias e tão exuberante fauna e flora.
    é simplesmente um absurdo o que esses políticos estão fazendo, certamente com muitos interesses financeiros e imobiliários por trás.
    Podia começar mandando para a internet a relação do nome de todos os deputados que votaram favorável a esse absurdo...
    vamos detoná-los na Web para que não sejam votados nunca mais! Que acha?

    Camila - Curitiba

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br