Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de abril de 2009

CAMPANHA DESPOLUIR RIOS É EVITAR DOENÇAS HÍDRICAS - DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2009


Celebra-se no dia 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, sendo este ano as comemorações da Organização Mundial da Saúde subordinadas ao tema "Serviços de Saúde em situações de emergência".

Segundo as informações da OMS, o tema escolhido para 2009 destaca a importância de garantir a resistência física das unidades de saúde, sejam elas hospitais ou centros de saúde, bem como zelar pela segurança dos profissionais de saúde em situações de emergência e de desastre e crise natural, biológica, tecnológica, social ou conflitos armados, no sentido de assegurar os serviços de saúde e salvar a vida das populações necessitadas nessas circunstâncias.


A frase “Unidades de Saúde nas Emergências”, reforça a importância crítica para a população de instalações de saúde, do hospital ao posto, que ofereçam segurança e resistam a crises de toda espécie, natural, biológica, tecnológica ou social, capaz de prestar serviços em qualquer cenário.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de Abril desde 1950, lembrando a criação da Organização Mundial da Saúde (1948).

Fonte: http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_health_day/es/index.html/Serviço Social e Saúde


Dia Mundial da Saúde - 07 de Abril
Alimentação, saneamento e cuidados são formas de prevenir doenças

O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.

O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.

Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.

Participar de pequenas associações também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômico de um país.

Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios. Por Jussara de Barros/Graduada em Pedagogia/Equipe Brasil Escola

REVEJA:

DOENÇAS DE ORIGEM HÍDRICA E DE TRANSMISSÃO HÍDRICA (FEG/UNESP)

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA(SAE - ITUIUTABA)
FALTA DE ESGOTO MATA 1 CRIANÇA A CADA 19 SEGUNDOS - PNUD
DOENÇAS E MORTES CAUSADAS PELA ÁGUA POLUÍDA - LIBERTAÇÃO



CAMPANHA DESPOLUIR RIOS É EVITAR DOENÇAS HÍDRICAS - DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2009

Você caro internauta, ambientalista, pesquisador, educador ambiental, estudante universitário ou do nível médio, professor do ensino básico, amigo blogueiro e dos fóruns ambientais ou cidadão preocupado com os problemas decorrentes da falta de saneamento básico:

- É bem grave a situação de nossas comunidades brasileiras com a contaminação das águas dos rios e mananciais por falta de tratamento de esgotos que são lançados "in-natura" nos cursos d' água acarretando muitas doenças e mortes.

- Os números relativos a doenças transmitidas pela água são muito preocupantes, embora tenhamos muita dificuldade em encontrar dados estatísticos atualizados.

- As doenças transmitidas pela água são responsáveis por 80 a 90% das internações no Brasil. Dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde – SIH/SUS demonstraram que no período de 1995 a 2000, ocorreram a cada ano, cerca de 700.000 internações hospitalares em todo País provocadas por doenças relacionadas com a água e a falta de saneamento básico. Desses registros, cabe ressaltar que a região Nordeste foi a que mais contribui (45% do total), onde se pode concluir que essa região é a que representa a pior situação quanto aos indicadores de internação (ANA/GEF/PNUMA/OEA – Estudo Técnico de Apoio PBHSF – Nº 2).

- Vamos postar nesse mês de abril vários artigos sobre esse grave problema, traremos opiniões de especialistas e profissionais ligados a saúde que conhecem de perto a nossa triste realidade.
Aceitamos o envio de artigos e publicações, inclusive dados estatísticos mais recentes que nossos leitores possam dispor.

- Recomendamos que pesquisem, analisem e debatam com seus alunos, com seus colegas de estudos, com os amigos e parceiros dos fóruns e listas de debates e publiquem em suas mídias as suas opiniões e a de outras pessoas, sobre as doenças de origem hídrica.

ÁGUA - QUEM USA, CUIDA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. vejan esse clipe sobre a aqua

    ResponderExcluir
  2. cliquem em claudio

    ResponderExcluir
  3. SOU MORADOR DO MUNICIPIO DE SUZANO,GRANDE SÃO PAULO. MORO EM FRENTE A CÓRREGO QUE DESAGUA DIRETAMENTE NO RIO TIETE, ESTE ESTÁ POLUIDO.
    JA SOLICIAMOS PROVIDENCIAS A PREFEITURA E ATÉ AGORA NADA FOI FEITO.
    GOSTARIA DE SOLICITAR AUXILIO A VOCES, POIS NAO SABEMOS O QUE FAZER.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br