Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de abril de 2009

PROJETO ÁGUA DE QUALIDADE É INICIADO NA REGIÃO DOS LAGOS (RJ)


Prolagos orienta professores a monitorarem qualidade da água

São Pedro da Aldeia (RJ), 01.04.08 – Uma parceria entre a Prolagos e a secretaria municipal de Educação de Cabo Frio vai contribuir para aprovação da qualidade da água distribuída nas escolas da rede municipal de ensino cabofriense.

O projeto “Água de Qualidade” tem início nesta quarta-feira, 01/04, com a capacitação de sete professores que ministram as disciplinas de Química e Biologia para as turmas de Ensino Médio nas unidades escolares daquele município. O treinamento será realizado pelo químico responsável da Prolagos, Alexandre Pontes, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio.

Durante um mês, os educadores serão capacitados para realizar o monitoramento do controle da qualidade da água fornecida pela concessionária e posteriormente trabalharão o conteúdo do treinamento com os alunos em sala de aula e no laboratório da escola municipal Marli Capp, no segundo distrito.

Sob a supervisão do químico Alexandre Pontes e dos professores integrantes do projeto, os estudantes serão responsáveis pela análise da água que chega pelas torneiras das escolas de toda a cidade. Por ter a estrutura mais adequada para o monitoramento, o laboratório da escola Marli Capp foi escolhido para sediar a prática do projeto.

No monitoramento, serão analisados diversos parâmetros importantes para assegurar a qualidade da água, como coliformes totais, cor, turbidez, cloro residual livre e pH.

Os Coliformes Totais comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água; a Turbidez é um parâmetro estético que mostra a transparência da água; o Cloro Residual Livre revela a potabilidade da água e o pH identifica se a água tratada está próxima dos valores neutros, evitando irritações nos olhos e corrosão nas tubulações.

- O “Água de Qualidade” é um projeto interessante pois envolve e aproxima a concessionária da comunidade e representa mais uma maneira de atestarmos a qualidade da água fornecida pela Prolagos à população – destacou Alexandre Pontes.

A Prolagos cumpre uma rotina mensal de controle da qualidade que inclui a realização de mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas em laboratório externo e acompanhadas e controladas pela Prolagos. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública, à Agência Reguladora (Agenersa) e também estão disponíveis para consulta pública nas lojas de atendimento da concessionária, na conta mensal de água e no site da empresa: www.prolagos.com.br

Juliana Latosinski | Assessora de Comunicação
FSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOS
ascom@prolagos.com.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quando a prolagos e a prefeitura de cabo frio vai realmente se preoculpar com a agua, pois existe varias denuncias sobre os loteamentos orla, verão vermelho , long beat e outros que poluem os lençois dagua com seus lixões e ninguem faz nada, aliaz fazem sim muita propaganda enganosa, fico muito triste em ver a situção do 2ºdistrito de cabo frio, abandonado pelo poder publico, minha esperança é que realmente o ministério publico faça cumprir os nossos direitos.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br