Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de abril de 2010

DESTACADO TRABALHO DOS ESCOTEIROS NA CATÁSTROFE EM NITERÓI (RJ)

3793

Catástrofe em Niterói - Ação dos Escoteiros e outros voluntários

Prezados amigos,

Vocês devem estar cientes por intermédio da mídia da tragédia que abalou a cidade de Niterói, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, em decorrência dos fortes temporais que atingiram o município e provocaram a queda de morros e deslizamentos de barreiras. De acordo com estimativas da Defesa Civil, só no município de Niterói já são 3.500 desalojados.

Em meio ao caos e ao estado de calamidade pública, com direito a quedas de morros, deslizamentos de barreiras e encostas, arrastões e trânsito desordenado, os escoteiros de Niterói, São Gonçalo e do Rio de Janeiro estão trabalhando incessantemente deste a noite da catástrofe natural, segunda-feira, 05 de abril.

Imbuídos do espírito da solidariedade, muitos voluntários de todas as idades também estão empenhados em auxiliar os mais necessitados.

No site http://www.gesfa.org.br estamos publicando notícias cotidianas sobre como ajudar e onde fazer as doações.

Os escoteiros estão trabalhando em algumas frentes de trabalho:

- nos diversos centros de doação, fazendo a triagem dos alimentos, água, remédios, roupas e calçados, artigos de cama, mesa e banho, produtos de higiene e limpeza;

- no Clube Canto do Rio, núcleo principal de arrecadação de donativos da cidade, em conjunto com a Defesa Civil e Secretarias Municipais de Niterói, realizando a triagem dessas doações;

- nas comunidades mais afetadas, desenvolvendo ações com a retirada de moradores de áreas de risco, ajudando nas escavações e fazendo entrega de donativos,

- nos abrigos, distribuindo doações e entretendo as crianças,

- em visita aos 50 abrigos da cidade, fazendo o levantamento das necessidades dos desabrigados;

- no principal quartel do 3º Grupamento de Bombeiros de Niterói, na Jansen de Mello, cozinhando para bombeiros e oficiais para que esses profissionais possam atender os chamados nas ruas; e também auxiliando no controle da entrada e saída de ambulâncias,

Muitos escoteiros estão "virados" desde a noite de segunda-feira. Estamos em rodízio para que possamos ajudar da melhor forma possível, seguindo as orientações da Defesa Civil e dos bombeiros.

Em um momento de profunda tristeza, o protagonismo dos escoteiros inspira e motiva a população niteroiense para se engajar nessa ocasião inesperada. O exemplo dos escoteiros desperta o espírito voluntário e a vocação solidária dos cidadãos fluminenses.

Infelizmente não podemos fazer esse reporte do andamento das ações comunitárias para vocês por e-mail no dia-a-dia porque simplesmente não há tempo a perder. As necessidades dos moradores da cidade são urgentes e a participação pró-ativa de cada voluntário faz muita diferença nos resultados positivos que podemos proporcionar aos desabrigados que perderam quase tudo e se encontram alojados em abrigos improvisados em escolas e igrejas.

Assim como os escoteiros de Niterói, jovens e adultos dos Grupos Escoteiros de outros municípios do estado também estão preparados para agir. Na cidade do Rio de Janeiro, a partir deste fim de semana dezenas de Grupos Escoteiros também vão partir para a ação em prol das vítimas dos fortes temporais que castigaram o estado nos últimos dias.

No site http://www.gesfa.org.br vocês podem acompanhar diariamente o andamento das ações empreendidas pelos voluntários de Niterói, com informações de utilidade pública, fotos novas inseridas com frequência e relatos dos trabalhos em parceria com o poder público e a sociedade civil.

Neste site, foi publicado ontem um vídeo em que um sênior apresenta como funciona o núcleo principal de arrecadação de donativos da cidade de Niterói e explica como os escoteiros estão ajudando no mutirão.

O núcleo central de doação em Niterói fica no Clube Canto do Rio, situado na rua Visconde do Rio Branco nº 701. Os donativos mais necessários no momento são roupas intimas limpas para crianças e adultos de ambos os sexos, roupas de bebê, alimentos para crianças pequenas (aqueles potinhos de papinha e mocotó), colchonetes e alimentos não perecíveis. Quem quiser ajudar como voluntário, pode ir ao Clube Canto do Rio.


Peço que fiquem em oração pela população do Rio, em especial os moradores de Niterói.

Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível,


Fernando Lima Barros Chaves (Kobould)
Diretor de Comunicação - 8º/RJ Grupo Escoteiro São Francisco de Assis
http://www.gesfa.org.br

Fonte: Fernando Lima Barros Chaves Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ./PORTAL DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br