Maior reserva de água doce do mundo estaria no Pará
Por Redação Amazônia.org.br
Pesquisa da UFPA quer comprovar potencial do reservatório subterrâneo com ajuda de recursos do Bird
Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) pretendem comprovar que o aquifero - grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea - de Alter do Chão possui uma capacidade de água muito maior e com qualidade melhor do que o maior aquifero do mundo, o Guarani, que atualmente está localizado no Paraná. “O aquifero de Alter do Chão pode ser bem menor em termos de área, porém, possui uma espessura maior e uma capacidade de produção de água ainda mais intensa”, explicou o geólogo Milton Matta.
Matta disse que o Estado do Pará poderá ganhar muitos benefícios se ficar cientificamente comprovado que o maior aqüífero do mundo está na Amazônia. Mas ele faz uma alerta: “Não adianta apenas termos quantidade de água. Precisamos saber usá-la. A água subterrânea é a mais importante que existe em nosso planeta, o problema é que muita gente não sabe como fazer disso um bem”, pondera o geólogo. O projeto, ainda em fase de elaboração, deve ser apresentado em breve ao Banco Mundial.
Entenda os aquíferos
Aquifero é uma formação geológica. Rochas permeáveis permitem o acúmulo de grandes quantidades de águas subterrâneas.
Aquífero Guarani
Atualmente é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo. Ocupa 1,2 milhões de Km² entre o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. É hoje uma importante reserva estratégica para abastecimento e atividades econômicas.
Alter do Chão
O aquífero de Alter do Chão possui uma área de 437.500 km2 e uma espessura de 545 metros. Sua qualidade de água é melhor e, segundo pesquisadores, pode produzir uma capacidade de água quase duas vezes maior que a do aquifero Guarani.
(Envolverde/Amazônia.org.br)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Olá, Meu nome é Rafael José Gobi, moro na cidade de São Lourenço do Oeste - SC, na minha cidade foi perfurado um dos possos mais profundo, atingindo o Aquifero Guarani com a profundidade de 1.560m. Estou cursando Técnico em Meio Ambiente, e Acho que isso que foi feito na nossa cidade não deveria ter acontecido!
ResponderExcluirTemos rios que se bem planejados poderiamos ter almentado a capacidade do reservatório, e deixar essa agua como reserva para o futuro! Assim como essa Aquifero de Alter do Chão, se isso for confirmado que é bem provavel devido o solo arenoso da mata atlantica, com muito umidade e grande absorção de agua, teremos que guardar como um tezouro nacional. Temos tantos meios de cuidar das aguas dos nossos rios, mais a fiscalização teria que ficar em cima!
Gostaria de receber uma resposta do que acharam do que escrevi e se ajudou em alguma coisa!! Meu email é:
rafaelgobi1@hotmail.com