Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de novembro de 2013

O GRANDE RISCO AO DESCARTAR DESASSOREAMENTO DOS RIOS: USP LESTE EM SOLO CONTAMINADO


USP Leste
Divulgação
O solo concentra gás metano – altamente inflamável – proveniente do descarte do desassoreamento do rio Tietê

Justiça de São Paulo determina 30 dias 


para que USP Leste suspenda as aulas

Decisão tomou como base pedido do MP por conta do solo contaminado

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) determinou, nesta quinta-feira (20), a suspensão, no prazo de 30 dias, das atividades do campus leste da USP (Universidade de São Paulo) por conta dos problemas ambientais que envolvem o local. O solo concentra gás metano – altamente inflamável – proveniente do descarte do desassoreamento do rio Tietê. 
A juíza Laís Helena Bresser Lang Amaral aceitou pedido feito pelo Ministério Público de São Paulo que pediu, por meio de ação pública com pedido de liminar, o fechamento do local até que os problemas apontados pela pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado) sejam resolvidos.

No parecer, a juíza informou que os problemas de contaminação no solo "tem suas origens pelo depósito de elementos contaminantes, por obras de dragagem do Rio Tietê, representando grave risco à integridade física dos alunos e demais pessoas que transitam pelo local (vida e saúde). Há inclusive risco de explosão, pela existência de gás metano no sub-solo". Ela avaliou ainda que, sabendo da situação de risco do local, e solicitada tanto pelo MP quanto pela Cetesb, com prazos para a realização dos ajustes, a universidade não tomou "providência efetiva".

A juíza exige que a universidade mantenha a continuidade dos cursos da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades) em local adequado. E determinou que a paralisação das obras de ampliação do local acarrete em multa diária de R$ 100 mil.

Em nota, a USP Leste informou que vai recorrer da decisão. E informou que as ações de gerenciamento ambiental do campus "estão em andamento, dentro do que se estabeleceu com a Cetesb, e coordenadas pela Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP".
Os professores da unidade paralisaram as atividades em setembro deste ano em protesto pela contaminação do solo. O campus foi construído em um terreno onde anteriormente funcionava um depósito de lixo orgânico, e, com o tempo, a contaminação do solo se sobressaiu.

Com o tempo, o lixo pode emitir gás metano. Este gás é tóxico e inflamável, e traz várias complicações à saúde. A decisão foi tomada devido à preocupação com os risco de se trabalhar na área contaminada. Fonte: 
http://noticias.r7.com/educacao

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br