Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de novembro de 2013

ACONTECEU EM PIRAQUARA (PR) A 8ª CAMINHADA INTERNACIONAL DA NATUREZA NAS NASCENTES DO RIO IGUAÇU


8ª Caminhada Internacional da Natureza reuniu mais de 300 participantes em Piraquara

O domingo foi de Caminhada Internacional da Natureza em Piraquara. A oitava edição do evento no município reuniu mais de 300 pessoas, em meio às belezas naturais do Circuito Nascentes do Rio Iguaçu. Participantes de Piraquara, Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Campo Largo, Quatro Barras entre outras cidades, percorreram os 12 quilômetros do trajeto por meio de estradas rurais e trilhas ecológicas em um cenário de barragens e floresta nativa.

A concentração ocorreu no Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, onde os participantes puderam estacionar os carros, e aproveitar toda a estrutura do local antes da atividade. Após a realização das inscrições, e o pronunciamento das autoridades, os professores da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer comandaram um alongamento, e por volta das 09h o grupo foi liberado para o início da caminhada.

Pessoas de diferentes idades, famílias inteiras, casais e vários grupos de caminhada participaram do evento. Logo na saída do Parque Trentino os participantes puderam ter idéia do que teriam pela frente. Em ritmo de passeio eles superaram as estradas rurais, as trilhas, alguns poucos obstáculos, e até um trecho sobre a água, em uma parte onde o rio invadiu a trilha devido à chuva do dia anterior.

Tudo isso com muita disposição e alegria. Na passagem pelos postos de registro, uma breve pausa para carimbar os crachás, apreciar a paisagem e tomar água. Todo o trajeto foi sinalizado com placas indicativas, e os esportistas contavam com equipes de apoio e uma ambulância. 

Após os 12 quilômetros do percurso, e aproximadamente duas horas e meia, chegaram os primeiros participantes ao ponto de chegada. Assim como ocorreu no café da manhã, eles tiveram a opção de almoçar no Parque Trentino.

A promoção do evento foi do Instituto Emater, com a organização e coordenação o Departamento Municipal de Turismo, e o apoio da Sanepar, Circolo Trentino, Trento Transforma e o Rotary Club de Piraquara. A atividade também faz parte das comemorações do Dia do Rio em Piraquara, e contou com a presença de autoridades locais, do Rotary e vereadores.

História
A Caminhada Internacional da Natureza é de característica não-competitiva e tem sua origem na Europa como objetivo de movimentar a economia, valorizando o patrimônio e a comunidade local, assim como os atrativos turísticos dos municípios.


O evento é coordenado no país pela Anda Brasil, com o apoio da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), juntamente com a Confederação Brasileira de Esportes Não Competitivos, e segue normas internacionais. A IVV tem mais de 7.000 circuitos de caminhadas distribuídos em 42 países.

2° Pedalada Internacional da Natureza é no próximo domingo

A 2° Pedalada Internacional da Natureza vai ser realizada no domingo, dia 01 de dezembro, também na Colonia Santa Maria do Novo Tirol. Com um percurso de aproximadamente 30 quilômetros, a pedalada vai passar por belíssimos lugares, entre eles a barragem Piraquara II, propriedades particulares de acesso restrito e o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra – CEAM.


Assim como na caminhada haverão dois postos de apoio para o registro dos participantes, e equipes da Prefeitura para eventuais problemas com as bicicletas, além de uma ambulância. As inscrições deverão ser feitas na hora, a partir das 08h30, e a largada está marcada para as 09h.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br