Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2013

DEPUTADO APRESENTA PROJETO "ARTÉRIAS DO PARNAÍBA" PARA CANALIZAR ÁGUAS DO RIO PARA O SEMIÁRIDO




Estudo preliminar das adutoras

Deputado apresenta proposta de transposição do rio Parnaíba

Projeto consiste em canalizar água do rio Parnaíba para municípios do semiárido.

O deputado federal Jesus Rodrigues (PT) apresentou o projeto “Artérias do Parnaíba” à Comissão Pró-Comitê da Bacia do Parnaíba, em reunião realizada esta semana na sede do IBAMA. O projeto consiste em canalizar água do rio Parnaíba para abastecer dezenas de municípios piauienses, priorizando o semiárido, por meio de adutoras construídas às margens de rodovias, o que exclui a necessidade de desapropriação de terras.
“O rio Parnaíba é considerado o maior patrimônio natural do Piauí, mas hoje serve apenas para contemplação e lamentação. É um desperdício ver tanta gente que não tem água nem para beber e nós deixarmos todo esse manancial salgar no mar. Por isso, esse projeto prevê a destinação de água exclusivamente para consumo humano e animal”, destacou o parlamentar.
O projeto preliminar foi elaborado voluntariamente pelo atual superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Valdiney Amorim, a pedido do parlamentar. O estudo inclui o perfil longitudinal, o dimensionamento da vazão e a planilha de custo de cada adutora.

Jesus Rodrigues em reunião com a Comissão Pró-Comitê da Bacia do Parnaíba
Os pontos de captação e os trajetos ainda não estão definitivamente traçados, pois ainda é necessário fazer um levantamento planialtimétrico detalhado para reduzir as estações elevatórias. "O mais importante nessa proposta é que levaremos água do rio Parnaíba de um determinado ponto para outro dentro da mesma bacia, quer dizer, a água voltará para o mesmo rio Parnaíba em um local mais abaixo", explica Jesus Rodrigues.
O presidente da Comissão Pró-Comitê da Bacia do Parnaíba, Manoel Borges, mostrou-se favorável à ideia. O secretário da entidade, Avelar Damasceno Amorim, comparou a ideia ao Projeto de Integração da Bacia do São Francisco. “Com as intensas mudanças climáticas, existe uma pressão cada vez maior pelos recursos naturais. O deputado está certo quando defende a utilização da nossa própria bacia”, salientou Amorim.
Para a coordenadora da Rede Ambiental, Tânia Martins, é preciso aliar a proposta à revitalização da bacia. “O rio está extremamente penalizado”, afirmou a ambientalista ao convidar o deputado para apresentar a proposta no próximo dia 28 de novembro, durante Fórum organizado pela Comissão, que reunirá autoridades e entidades ligadas à defesa do meio ambiente de vários estados.
Fonte: PortalODIA
Edição: PortalODIA


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br