Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2013

EXPEDIÇÕES RIOS DO BRASIL - AS ÁGUAS DO PITANGUI (PR)

Rio Pitangui visto de uma ponte a 7 Km de Ponta Grossa

EXPEDIÇÕES RIOS DO BRASIL

AS ÁGUAS DO PITANGUI


Rio Pitangui é um rio brasileiro que banha o estado do Paraná. Seu nome em guarani significa rio vermelho , que evoca a cor de suas águas em épocas de chuvas, quando as enxurradas trazem sedimentos vermelhos, abundantes em óxido de ferro, da chamada Terra roxa (solo) de parte de sua bacia.
Tem sua nascente no sudeste do Município de Castro, junta suas águas com o rio Jutuba nos limites do Município de Ponta Grossaonde é barrado na represa dos Alagados que fornece água à cidade de Ponta Grossa.
No Município de Ponta Grossa, colhe as águas de vários ribeirões, sendo o seu principal afluente o rio Verde.
Tem sua foz no rio Tibagi, ainda no município de Ponta Grossa.



Expedição

O canoísta e cinegrafista de natureza, Antônio Satyro, parte para mais uma etapa do projeto Rios do Brasil. A meta é percorrer toda a extensão do Rio Pitangui em 15 dias. O meio de transporte utilizado na expedição é o caiaque. Durante a expedição, Antônio Satyro coordenará uma equipe de três aventureiros com o objetivo de revelar as belezas e potencialidades do rio.
A equipe passará pelas cidades de Castro, Carambeí e Ponta Grossa, todas localizadas no estado do Paraná. O início das atividades acontecerá no distrito de Abapá, localizado no município de Castro, onde nasce o Rio Pitangui. As ações previstas na proposta terminam no encontro com o Rio Tibagi, já em Ponta Grossa.
Para conhecer toda a extensão do Rio Pitangui será necessário percorrer alguns trechos a pé. Isso irá acontecer na foz do rio e ao atravessar as barragens da Represa de Alagados. Nestes casos o caiaque será transportado de maneira adequada possibilitando que a equipe retorne ao leito do Pitangui o mais brevemente possível.
Além do registro audiovisual e fotográfico, a equipe irá realizar um levantamento de todas as ações que causam prejuízo ao meio ambiente existentes ao longo do rio. A derrubada da mata ciliar, o lançamento de esgoto de forma inadequada, a construção de moradia nas margens são exemplos de atitudes de grande impacto ambiental que poderão ser encontradas no Rio Pitangui. Estas agressões serão georeferenciadas com o auxílio de aparelhos GPS. Isso significa que ao final das atividades a equipe terá um relatório completo com a exata localização de todas as situações de risco.
A metodologia a ser utilizada possibilita que a equipe conheça profundamente o Rio Pitangui. Desta forma será revelada a extensão do rio, bem como suas reais condições ambientais. Isso é fundamental para fomentar o debate sobre a preservação da bacia hidrográfica, propor ações preventivas e implantar medidas corretivas.
O Rios do Brasil foi criado com o objetivo de percorrer os principais rios brasileiros, da nascente a foz e verificar suas condições ambientais, da forma mais ecológica possível: de caiaque. Além disso, a navegação com caiaque possibilita uma maior integração com o rio e com a natureza do entorno. O projeto também se preocupa em registrar aspectos sociais e culturais que marcam a formação das comunidades ribeirinhas.
DOC Rios do Brasil Pitangui 

antonio satyro antonio satyro




Clipe Rio Novo Tocantins


antonio satyro antonio satyro


SAIBA MAIS:  http://expedicaoriopitangui.com/


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br