Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2013

ABES PEDE À PRESIDENTE RETIRAR A EXPLORAÇÃO DO GÁS DE XISTO DA LICITAÇÃO DA ANP


Entidade pede à Dilma suspensão de licitação de gás


25 de novembro de 2013 

Na carta, a Abes adverte que "a tecnologia atualmente utilizada para a exploração - a fratura hidráulica - tem sido proibida em diversos países onde foram considerados patentes e indiscutíveis os riscos de danos às águas subterrâneas e superficiais"
TÂNIA MONTEIRO - Agencia Estado
BRASÍLIA - A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) protocolou uma carta no Palácio do Planalto pedindo para que a presidente Dilma Rousseff determine que "seja imediatamente retirada" do edital da 12ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a exploração de gás ou óleo de xisto. A licitação está prevista para os dias 28 e 29 de novembro. Esta será a primeira licitação de área para exploração de gás ou óleo de xisto no Brasil.
O presidente da Associação em Brasília, Marcos Montenegro, advertiu para os riscos dessa exploração, ressaltando que eles são pouco conhecidos e alertando para a possibilidade de contaminação da água potável usada para a população beber. Montenegro lembrou que, na França, esse tipo de exploração está suspensa por cinco anos para estudos. A licitação será feita em sete bacias sedimentares.
Na carta, a Abes adverte que "a tecnologia atualmente utilizada para a exploração - a fratura hidráulica - tem sido proibida em diversos países onde foram considerados patentes e indiscutíveis os riscos de danos às águas subterrâneas e superficiais". A carta destaca ainda que no Brasil a exploração de gás de xisto, prevista no edital, acarretará sérios riscos de contaminação dos aquíferos e pode comprometer o uso humanos nas bacias do Rio São Francisco, no Recôncavo Baiano e em regiões costeiras de Alagoas e Sergipe, e em regiões do Paraná, Parecis, Paranaíba e até na Bacia do Acre e Madre de Dios.
Além da retirada da exploração do gás de xisto do edital, as entidades pedem à presidente Dilma que determine ao Ministério de Minas e Energia, à Agência Nacional de Águas e demais órgãos ligados ao setor que "promovam realização de estudos que ofereçam melhor conhecimento, tanto sobre as propriedades das jazidas e das condições de sua exploração, quanto dos impactos ambientais associados". O ESTADÃO
CLIQUE E CONHECE A CARTA DA ABES À PRESIDÊNCIA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br