Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2013

Vamos proteger as aves e as canelas. Sem maltratar as serpentes! – Santino Frezza

cuidados_jararaca_santino_frezza

Ela merece todo nosso respeito !

Apenas, vamos nos defender colocando perneiras,
prestando atenção quando estivermos em seu território,
afinal, os invasores somos nós !

            - Clarice Villac
Vamos proteger as aves e as canelas. Sem maltratar as serpentes!

……………………………………………………………………………. Santino Frezza

Observar aves, seja para fotografá-las ou simplesmente para deleitar-se com belas visões em seu ambiente, é atividade prazerosa que está em alta em todo o planeta.

Por mais lúdico e inocente que possa parecer, o birdwachting – palavra inglesa que nomeia a atividade – em determinadas circunstâncias oferece alguns riscos contra os quais o praticante deve se precaver.

Um deles, e talvez o mais importante, é a picada de serpentes peçonhentas.

O observador de aves, em geral, caminha em meio à vegetação, olhando para o alto, porque é no alto que a maioria das aves são avistadas. E as serpentes peçonhentas habitam, preferencialmente, o solo. Pisar ou passar muito perto de uma delas pode ocasionar um grave acidente.

Dias atrás, um grupo de participantes do GOAC – Grupo de Observadores de Aves de Campinas, eu incluído, caminhava à noite por uma trilha na Mata de Santa Genebra, em Barão Geraldo, à procura de corujas, quando alguém avistou no solo uma jararaca com o corpo dobrado e a cabeça erguida, pronta para dar o bote na altura da canela de quem se aproximasse em demasia.

Caso isso acontecesse e a canela visada estivesse desprotegida, o desastre seria certo. O gênero ao qual pertence a jararaca é o maior responsável por acidentes ofídicos nas Américas, os quais resultam em altas taxas de mortalidade e morbidade.

Proteger as canelas e os pés é algo muito simples e barato. Para os pés, o uso de botinas de couro é essencial. Para as canelas, usa-se a perneira, feita em couro e de baixo custo. Ambos os apetrechos podem ser substituídas por botas de cano alto, de couro ou de borracha. E podem salvar vidas ou pernas.


Santino Frezza
23.11.2013


Para ver fotos de aves por Santino Frezza: http://www.wikiaves.com.br/perfil_sanfrezza
 
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br