Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de novembro de 2013

CBH MANHUAÇU (MG) REALIZA SOLENIDADE DE ASSINATURA PARA PLANOS DE SANEAMENTO DE 15 CIDADES

15 cidades assinam termo para elaboração de Planos de Saneamento

MANHUAÇU (MG) -  O Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) realiza, na próxima sexta-feira (22), solenidade de assinatura dos Termos de Compromisso para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) destinados a 15 municípios de sua área de atuação.

A assinatura acontecerá às 9h, na Câmara Municipal de Manhuaçu. Os termos serão firmados entre os prefeitos das cidades contempladas e a entidade delegatária e equiparada das funções de Agência de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (IBIO - AGB Doce), executora do processo, sob a coordenação do CBH Manhuaçu.

Os municípios selecionados foram hierarquizados para a elaboração dos Planos de Saneamento na seguinte ordem: Santa Rita do Itueto; Mutum; Pocrane; Luisburgo; Durandé; Ipanema; Resplendor; Itueta; Martins Soares; Simonésia; Taparuba; Reduto; São José do Mantimento; Manhuaçu; Conceição de Ipanema.

Critérios

Foram selecionados municípios que manifestaram interesse, atendendo a Edital de Chamamento Público e não possuíam o Plano, nem recursos públicos para sua elaboração. A hierarquização seguiu critérios de pontuação previamente estabelecidos. Entre eles, estão: baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), elevado índice de doenças de veiculação hídrica, baixa cobertura de abastecimento de água, baixo índice de coleta urbana de esgoto e resíduos sólidos, incidência de enchentes ou alagamentos na área urbana.

A contratação da empresa responsável pela elaboração do Plano será realizada através de licitação, em processo acompanhado e supervisionado pelo IBIO - AGB Doce e o CBH Manhuaçu, com apoio e validação do município. Não haverá contrapartida financeira dos municípios, mas caberá a eles: fornecer suporte técnico e informações; indicar representantes para o Comitê Executivo do Plano; instalar, por meio de Decreto Municipal, um Comitê de Coordenação do Plano; disponibilizar infraestrutura para a realização de reuniões e consultas públicas; atuar na divulgação do processo.

Exigência legal - Os PMSBs atendem a diretriz do Programa de Universalização do Saneamento (P41) e, a partir de 2014, passarão a ser uma exigência legal para o acesso a recursos federais destinados ao saneamento.

Investimentos

Para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, serão investidos recursos da ordem de R$1 milhão, 138 mil, provenientes da cobrança pelo uso da água das Bacias dos Rios Manhuaçu e Doce. A cobrança é um instrumento de gestão dos recursos hídricos previsto na Lei nº 9.433/97, com objetivo de incentivar o uso racional da água e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação das bacias hidrográficas. Trata-se de um preço público unitário, fixado a partir de um pacto entre usuários, sociedade civil e poder público.

Estão sujeitos à cobrança os prestadores de serviços de saneamento urbano, indústrias, mineradoras, irrigantes, aquicultores e demais usos em que há captação da água ou lançamento de efluentes nos rios, reservatórios e lagos da bacia. Somente são cobrados os usos considerados significantes, bem como os aproveitamentos de potenciais hidrelétricos.

Adriana do Carmo / Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br