Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de novembro de 2013

II SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO - EMBRAPA - 25 A 27 MAR 2014

Rede AgroHidro pesquisa mudanças climáticas e uso sustentável da água na agricultura
18.11.2013
Ocorre de 25 a 27 de março de 2014, na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP), o II Seminário da Rede AgroHidro, com o tema “Os impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos”.
Encontrar novos caminhos para a agricultura em cenários de redução de disponibilidade de água é a proposta da Rede AgroHidro, rede de pesquisa liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, composta por mais de 50 pesquisadores de diversos centros da Empresa e de instituições parceiras. Liderada pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), visa gerar conhecimentos e estratégias técnicas para o uso correto do solo e da água visando à conservação dos recursos hídricos, à sustentabilidade e à competitividade da agricultura em diferentes biomas brasileiros.
A Rede AgroHidro, que integra o Portfólio de Mudanças Climáticas da Embrapa, também busca desenvolver ferramentas para avaliar, nos diversos biomas, as alterações hidrológicas resultantes de mudanças climáticas e de uso da terra, com foco na sustentabilidade da agricultura e na manutenção da qualidade de vida das comunidades rurais. A ideia é que as informações geradas pela Rede subsidiem a gestão e o uso dos recursos hídricos e contribuam para um modelo sustentável de agricultura nas bacias hidrográficas do País.
A troca de informações e conhecimentos entre profissionais e instituições nacionais e estrangeiras, que estudam as interações entre os recursos hídricos e as cadeias produtivas agropecuárias e florestais, é fundamental para a busca de soluções sustentáveis para os desafios envolvendo as interações da agricultura com os recursos hídricos, a partir da identificação do estado da arte, lacunas e oportunidades relacionadas ao tema”, afirmou Lineu Rodrigues, coordenador da Rede AgroHidro e pesquisador da Embrapa Cerrados.
Um dos espaços de discussão sobre o tema será o XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece, em Bento Gonçalves (RS), na semana de 18 a 22 de novembro. Os pesquisadores da Rede AgroHidro estarão reunidos para tratar do andamento de suas pesquisas em bacias agrícolas presentes nos diferentes biomas do País.
Seminário - Para apresentar os principais resultados de pesquisa obtidos no projeto que avalia os impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos, ocorre de 25 a 27 de março de 2014, na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP), o II Seminário da Rede AgroHidro, com o tema “Os impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos”.
A estrutura da programação do II Seminário será semelhante ao I Seminário da Rede AgroHidro, realizado em 2012, no Rio de Janeiro. Por meio de conferências, mesas redondas, apresentações, painéis e grupos de trabalho, o tema “Água: Desafios para a sustentabilidade da agricultura” foi abordado nos aspectos metodológicos, estruturais e técnicos, bem como nas dimensões social, ambiental e econômica do tema. Conforme Ricardo Figueiredo, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), “durante a reunião, iremos avaliar o andamento das pesquisas, progressos e dificuldades, o calendário e as possibilidades de captação no próximo ano, a participação da rede no portfolio de Mudanças Climáticas e em Arranjos (como o de Serviços Ambientais), assim como algumas estratégias para consolidação da rede e de parcerias."
Estão abertas, até 15 de dezembro de 2013, as submissões de resumos ou pôsteres de trabalhos com resultados inéditos, completos ou intermediários, relacionados ao tema do seminário e que possam contribuir para a geração de conhecimento sobre as interações da agricultura com os recursos hídricos de bacias hidrográficas em diferentes biomas. A participação no evento é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela internet, até 24 de janeiro de 2014, no endereço:
Liliane Castelões (16.613 Mtb/RJ)
Embrapa Cerrados
Contatos: (61) 3388-9891 - liliane.casteloes@embrapa.br
Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Informática Agropecuária


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br