Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2013

NO "TOILET DAY" A COPASA EXPÔS 60 VASOS SANITÁRIOS NO CMRR, EM BELO HORIZONTE PARA DESTACAR O TEMA


No Dia Mundial do Banheiro a Copasa realiza ações na capital Mineira





Por   | Para: CBN Foz


O Dia Mundial do Banheiro (Toilet Day) foi criado pela ONU, em Assembleia Geral, realizada em 24 de julho deste ano, que oficializou 19 de novembro para celebração do tema.

Ingressamos no século 21 há mais de dez anos. Na era da revolução do conhecimento, uma preocupante constatação: 15% da população mundial ainda não têm acesso a banheiro; no Brasil, quase 7,2 milhões de habitantes vivem nesta realidade. 
O maior índice do planeta neste quesito, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). No Dia Mundial do Banheiro (Toilet Day), 19 de novembro, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)realizou evento para um convite à reflexão sobre a importância do esgotamento sanitário para a qualidade de vida da população. 
A ação foi na rua Carijós, quarteirão da praça Sete, entre avenida Afonso Pena e rua Espírito Santo, das 8h às 16h. Quem passou pelo local, teve a oportunidade de conhecer a situação do saneamento no Brasil e no mundo, retratada em uma instalação artística que reúniu 60 vasos sanitários.
Pelo inusitado, a Copasa buscou despertar a consciência crítica do cidadão, chamando a atenção sobre a importância do saneamento para a saúde pública e preservação ambiental. Entre os temas abordados, constam informações sobre esgotamento sanitário e os benefícios de sua implantação, incidência de doenças causadas por condições inadequadas de saneamento, entre outros.
Para a gerente da Divisão de Relações Públicas da Copasa, Sônia Gandra, o evento busca sensibilizar as pessoas sobre o valor de se ter água e esgoto tratados, já que são serviços que fazem parte do dia a dia da população, mas nem sempre são percebidos. “O tratamento do esgoto é fundamental para a sustentabilidade do planeta”, analisa. Sônia explica que o processo depende das atitudes ambientalmente corretas do cidadão, como conectar a rede de esgoto do seu imóvel à da Copasa. “Além de fazer a ligação à rede, o morador precisa usar adequadamente esse mecanismo, não jogando lixo pelo ralo da pia nem do banheiro e limpando a caixa de gordura regularmente”, orienta. A gerente explica, ainda, que, para dialogar com o público e trazer com mais clareza a importância do tratamento de esgoto, a Copasa levará os vasos sanitários à praça Sete, mostrando que as redes de esgoto são patrimônios.
Após a ação no centro de Belo Horizonte, de 20 a 24 de novembro, a instalação com os 60 vasos sanitários ficará exposta na entrada do galpão do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), que fica à rua Belém, 40, no bairro Esplanada. A peça integrará o circuito de intervenções artísticas da Semana Mineira de Redução de Resíduos. 
Realizada pelo CMRR, Fundação Israel Pinheiro, Servas, Feam e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a semana está em sua quarta edição e tem por objetivo mobilizar a sociedade para que ela própria tome consciência e participe de forma efetiva das soluções para a questão dos resíduos gerados pela sociedade.
Vilões da história
O visitante da exposição receberá dicas para o bom funcionamento da rede de esgoto em sua casa e vai conhecer os Vilões do Esgoto, personagens que representam os inimigos das redes, como cotonete, fio de cabelo, guimba de cigarro, fio dental, óleo de cozinha e preservativo.
Problema frequente na rede de esgoto, o lixo lançado indevidamente nas ruas, cursos de água e pelos ralos e vasos sanitários traz transtornos à Copasa. Diariamente, a empresa retira 45 toneladas de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Considerando as ETEs operadas pela Companhia em todo o Estado, o volume de lixo removido chega a 100 toneladas ao dia.
Jogar lixo na rede de esgoto pode gerar contratempos como entupimentos, retorno do esgoto nos imóveis, além de elevar os custos do processo de tratamento. Anualmente, a Copasa gasta cerca de R$3 milhões para retirar resíduos das ETEs. Com esse montante, é possível construir uma estação para tratar o esgoto de um município de 12 mil a 15 mil habitantes.
Casinha para uso de fossa negra. Brasil ocupa o ranking de país com maior índice de habitantes sem banheiro - Foto: Flickr
Casinha para uso de fossa negra. Brasil ocupa o ranking de país com maior índice de habitantes sem banheiro - Foto: Flickr


Dia Mundial do Banheiro
O Dia Mundial do Banheiro (Toilet Day) foi criado pela ONU, em Assembleia Geral, realizada em 24 de julho deste ano, que oficializou 19 de novembro para celebração do tema. A resolução foi sugerida pelo governo de Cingapura, país localizado no sudeste asiático. A data será lembrada anualmente para reforçar a conscientização sobre a necessidade de toda a população ter acesso ao saneamento, além de incentivar os países a acelerar progressos rumo a um mundo onde todas as pessoas desfrutem de direitos básicos.
De acordo com a ONU, uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso a um banheiro adequado, ou seja, cerca de 2,5 bilhões. Ainda segundo a Organização, quase 2 mil crianças morrem todos os dias por diarreia, uma enfermidade que poderia ser prevenida. Além disso, mais de 1 bilhão de pessoas fazem suas necessidades ao ar livre.
No Brasil, a falta de saneamento básico é a principal causa da morte de crianças com até 5 anos, conforme informações divulgadas pelo Instituto Trata Brasil. No cenário mundial, essa deficiência gera, para os países em desenvolvimento, perdas econômicas de US$ 260 bilhões todos os anos. 
Fonte: Agência Minas

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br