Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de novembro de 2013

Manifesto: pelo imediato início das operações de todo o Sistema de Esgotamento Sanitário da Ponta da Cadeia, com o monitoramento da zona de lançamento do efluente da ETE - RS


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS, com apoio da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC-RS), Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos/Seção-RS (ABEMEC-RS), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia/RS (IBAPE-RS), Sindicato dos Engenheiros no Estado Rio Grande do Sul (SENGE-RS), Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS) e Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS), vêm a público manifestar sua inconformidade com o sistemático adiamento do início de operação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Ponta da Cadeia, que faz parte do Programa Integrado Socioambiental – PISA.

Para que todas as exigências técnicas dos agentes financeiros desse programa, neste caso BID e CEF, fossem atendidas, foi necessário um esforço enorme de profissionais de engenharia e empresas gaúchas de consultoria e construção civil para conceberem, projetarem e construírem esse complexo conjunto de obras, composto por redes coletoras, estações de bombeamento, emissários e ETE Serraria, que será capaz de tratar o esgoto produzido de metade da população porto-alegrense.
Esta protelação, sem argumentos, poderá levar a que os equipamentos não funcionem quando acionados, pela necessidade de novo alinhamento dos conjuntos motor-bombas, engripamento por falta de lubrificação e a perda de garantia pela falta de manutenção e elevado tempo de espera, acarretando maiores gastos e desperdício do dinheiro público.

Em recente Seminário promovido pelas entidades, foram discutidos e apresentados os estudos realizados pelo Dmae, com a colaboração de importantes universidades, que mostraram que o lançamento do esgoto tratado da ETE Serraria a 1.600 m ou a 2.600 m produzem impactos similares e sem que haja qualquer comprometimento da orla.

Enquanto isso, o esgoto já coletado na bacia do arroio Dilúvio está sendo jogado de forma concentrada e sem tratamento algum na Ponta da Cadeia, em vez de ser tratado na ETE, que está pronta, se caracterizando como uma situação ambientalmente insustentável.

Pelas razões expostas, CREA-RS e as entidades se manifestam pelo imediato início das operações de todo o SES Ponta da Cadeia, com o monitoramento da zona de lançamento do efluente da ETE, que é o correto instrumento de controle de qualidade ambiental.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br