Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2013

SANEPAR BUSCA QUALIDADE NO ESGOTO DE CASCAVEL (PR) - VISTORIA EM 9,5 MIL IMÓVEIS

Sanepar começa vistorias nas 
ligações de esgoto em Cascavel
O esgoto nunca deve ser direcionado para a galeria de água da chuva, assim como a água da chuva nunca deve ser encaminhada para a rede de esgoto. 
A partir da terça-feira (12), 9,5 mil imóveis, da bacia do Rio Cascavel e da sub-bacia do Córrego Bezerra, foram vistoriadas pelas equipes da Sanepar. A vistoria é para verificar se as instalações hidrossanitárias foram executadas adequadamente e se a canalização da água da chuva está direcionada para a galeria de águas pluviais. Os trabalhos iniciam no Bairro Caravelle e na Vila Militar, de Cascavel. As vistorias técnicas têm por objetivo melhorar a eficiência do sistema de esgoto sanitário da cidade.
Ainda existem imóveis onde os moradores não fizeram as ligações de esgoto e da água da chuva corretamente. O esgoto deve ser encaminhado para a rede da Sanepar, normalmente em cerâmica ou tubo de PVC. Já a água da chuva deve ser canalizada para a galeria de concreto, de responsabilidade da Prefeitura. É nesta rede que estão as bocas de lobo, equipamento com grade, instaladas entre a rua e o meio-fio para receber a água da chuva. 
O esgoto nunca deve ser direcionado para a galeria de água da chuva, assim como a água da chuva nunca deve ser encaminhada para a rede de esgoto. Quando os moradores fazem ligações irregulares geram aumento do volume dos dejetos dentro da rede o que provoca extravasamentos e até refluxo do esgoto para dentro dos imóveis.
PREJUÍZO PARA TODOS - As ligações de esgoto incorretas causam danos para toda a comunidade, pois o refluxo do esgoto pode ocorrer para dentro de qualquer imóvel, mesmo naqueles em que a ligação está correta. O extravasamento do esgoto também pode contaminar ruas, rios e outras áreas públicas. “Uma ligação de esgoto errada pode trazer inúmeros prejuízos”, diz a gerente regional da Sanepar, Rita Ivone Camana.
A vistoria em cada uma das 9,5 mil ligações de esgoto será feita ao longo de um ano. O trabalho dos técnicos tem por finalidade evitar que ocorram danos ambientais com o despejo do esgoto nas galerias de água pluviais e para que não haja sobrecarga no sistema de esgoto em razão da água da chuva canalizada de forma incorreta. As redes coletoras, as estações elevatórias e as estações de tratamento do esgoto estão dimensionadas para receber apenas o esgoto doméstico.
Para realizar este trabalho, a Sanepar está investindo R$ 448.526,40. Três equipes da empresa Tec Press, contratada para os serviços, vão fazer as visitas de casa em casa, utilizando coletes e crachás de identificação. Na vistoria serão utilizados corantes nas pias, ralos, vasos sanitários e nas calhas para facilitar a identificação de possíveis irregularidades.
Os imóveis que estiverem em desacordo serão notificados e terão prazo de 30 dias para a regularização. Passado esse período nova visita será feita. Se o problema persistir a informação será repassada à Vigilância Sanitária que irá autuar e dar mais 30 dias. Passados esses procedimentos e ainda permanecendo a irregularidade as notificações serão enviadas para as providências da Promotoria Pública.
Os agentes da Sanepar que fazem a leitura e a emissão das contas estão entregando nas casas um folheto com todas as informações e orientações do trabalho. Caso o cliente tenha alguma dúvida deverá entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 115 ou diretamente no escritório da Empresa, na Rua São Paulo, 1060, próximo da Praça Wilson Jofre.
Na segunda etapa as visitas estão programadas para o Núcleo Industrial do Bairro Guarujá e nos bairros Santa Cruz e Paulo Godoy. Fonte: http://www.bemparana.com.br/noticia
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br