Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2013

RISCO DA CHEGADA DE UM FURACÃO NO BRASIL, INFORMAM NAS REDES SOCIAIS


Notícia afirma que um furacão pode atingir o Brasil nesse final de semana. Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Notícia afirma que um furacão pode atingir o Brasil nesse final de semana. Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

FURACÃO PODE ATINGIR O 
BRASIL, AINDA ESTA  
SEMANA...SERÁ?
Notícia que circula pelas redes sociais alerta sobre o risco da chegada de um furacão no Brasil no final dessa semana assusta internautas, mas será que essa história é real?
O alerta apareceu em diversos blogs e sites e também nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2013. De acordo com texto, meteorologistas estariam avisando a todos que um furacão mais forte do que o Katrina (que devastou os EUA em 2005) irá atingir o Brasil no próximo final de semana e seus efeitos serão devastadores!
Mas será que isso é verdade ou farsa?

Verdade ou farsa?

É farsa!
O texto possui algumas das muitas características que denunciam um bom boato eletrônico e que já mostramos aqui no E-farsas:
  • Não é datado
  • Cita nomes de instituições (que existem ou não)
  • Cita nomes de pessoas com cargos importantes (que existem ou não)
  • Trata de um assunto que chame a atenção de muita gente

Notícia não datada

Conforme já mencionamos diversas vezes, a maioria dos hoaxes que rondam a internet não é datada. Dessa forma, quem ler o texto pela primeira vez pode achar que a notícia é recente e o texto pode voltar a aparecer sempre na web.
No caso, o alerta diz que o furacão atingirá o Brasil “ainda essa semana”, mas o texto apareceu no dia 21 de novembro de 2013 e, até agora, nem sinal do tal fenômeno.

Cita nomes de instituições

O texto também cita como fonte um instituto chamado IMBRAIM (Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente). Nem é preciso dizer que não encontramos o tal órgão em uma busca no Google porque, é claro, ele não existe.
Tanto o Instituto quanto o “capitão de emergências do IMBRAIM” foram colocados no texto apenas para dar mais credibilidade ao artigo.

Assunto que chama atenção

A possibilidade de um furacão atingir o Brasil pode ser motivo para que muitas pessoas acessem e repassem a noticia. Só para termos uma noção, a publicação original do artigo teve mais 35 mil curtidas!
No entanto, as chances de sermos “visitados” por furacões aqui no Brasil são mínimas. A notícia foi desmentida por vários órgãos como o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina):

Reprodução da nota publicada no site da Ciram desmentindo essa notícia do furacão brasileiro

Fonte: E-farsas

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br