Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2013

TARTARUGA DE COURO, CRITICAMENTE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO É RESGATADA PELO TAMAR, APÓS ENCALHADA


Tartaruga de couro volta para casa


Tartaruga de couro volta para casa

14/11/2013 - No Ceará, sua viagem quase terminou, mas graças à força das pessoas a gigante conseguiu seguir em segurança para o oceano
Uma linda tartaruga de couro foi resgatada com a ajuda de técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará – SEMACE, que realizaram o transporte até a base do Tamar em Almofala/CE (08/11). 
A tartaruga encalhou no litoral do município de Paracuru, cerca de 150 km de Almofala/CE. Tinha a nadadeira direita íntegra, faltando grande parte da esquerda, provavelmente por interação com a pescaria de espinhel que ocorre com intensidade em frente aos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, mas estava bem, saudável e foi devolvida ao mar dois dias depois.
Foi avaliada, recebeu marcação, teve dados biométricos registrados, tecido coletado e sexo identificado. Era uma fêmea de 1,39 metros por 1,00 de largura e 167 Kg. Foi solta a mais de seis milhas da costa, com o apoio de pescadores da comunidade de Almofala e Torrões que cederam uma embarcação motorizada e ajudaram no transporte do animal.
O coordenador do Tamar no Ceará, Eduardo Lima, conta que outros registros de encalhes dessa espécie tem sido verificados pelos pesquisadores e, em sua maioria, a principal causa é a interação com a pesca. 

Tartaruga de couro sendo avaliada, cuidada, registrada e voltando para o mar. Antes, uma foto com a galera.
Tartarugas de Couro ou tartarugas gigantes  (Dermochelys coriacea) estão criticamente ameaçadas de extinção. Sua distribuição acontece nos oceanos tropicais e temperados do mundo, vivendo na zona oceânica durante a maior parte da vida. 
Apresenta dieta alimentar a base de zooplâncton gelatinoso, como celenterados, pyrossomos e salpas. Área principal de desovas regulares: norte do Espírito Santo. Há relatos de desovas ocasionais no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Saiba mais:

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br