Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de novembro de 2013

SEGURANÇA DE PONTE ENTRE RS E SC, SOBRE O RIO URUGUAI É QUESTIONADA COM VÍDEO NA INTERNET


Em vídeo, internauta questiona segurança de ponte sobre o Rio Uruguai Reprodução/YouTube
Vídeo postado no YouTube repercute nas redes sociaisFoto: Reprodução / YouTube

Em vídeo, internauta questiona segurança de ponte sobre o Rio Uruguai

Imagens mostram estrutura se movendo intensamente com a passagem de veículos



Bruno Felin e Vanessa Kannenberg
Um vídeo publicado no YouTube levantou suspeitas sobre a segurança de uma ponte localizada sobre o Rio Uruguai na BR-158, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em mais de quatro minutos, as imagens mostram uma das juntas estruturais de dilatação da ponte movimentando-se de forma intensa com a passagem dos veículos.

> Dnit vai vistoriar ponte na divisa entre o Estado e Santa Catarina

> Internauta conta que foi surpreendido com a repercussão

O vídeo repercute nas redes sociais. Publicado na segunda-feira, já tem mais de 74 mil visualizações no YouTube. Zero Hora mostrou as imagens feitas por um internauta, entre Iraí, no norte do Estado, e Palmitos (SC), a especialistas e a opinião foi unânime de que a falta de manutenção é preocupante e oferece riscos.

UM VÍDEO IMPRESSIONANTE:


Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unisinos, Bernardo Tutikian, a movimentação entre as partes de uma ponte é esperada e o espaço existente (chamado de junta estrutural de dilatação) serve justamente para absorver e permitir estas movimentações. No entanto, ele aponta irregularidades

— O que não é normal, e deveria ser recuperado urgentemente, é que este espaço não está preenchido. Deveria estar fechado, para evitar estes choques secos entre concreto e concreto, o que danifica a estrutura e vai quebrando partes, lascando — afirma o professor. 

Tutikian ainda não descarta que, com o passar dos anos, se não houver manutenção, possa haver colapso na ponte: 

— Com o tempo, a estrutura vai sendo fissurada internamente, fragilizando todo o elemento. E quando quebra alguma parte de concreto, a armadura fica exposta às intempéries, o que provoca a oxidação das mesmas e perda de capacidade resistente. Aí pode vir o colapso, mas após muitos anos. 

A opinião é compartilhada pelo professor do Laboratório de Sistema de Transportes (Lastran) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em trânsito, João Fortini Albano. 

— As filmagens demonstram que o estado geral de conservação da ponte é deficiente. Parece que ocorrem problemas nos apoios da superestrutura sobre os pilares. Isto, sem dúvida, deve ser verificado e avaliado pelo gestor ou especialistas em grandes estruturas — afirma Albano. 

A reportagem entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e, por volta das 16h, respondeu que uma vistoria deve ser feita ainda nessa semana no local.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs

LEIA TAMBÉM:

Deputado pede ao Dnit explicações e providências sobre ponte no ...Portal da Ilha
A ponte sobre o Rio Uruguai foi inaugurada em 1976, tem mil metros de extensão e vão livre de quase 90 metros. As superestruturas das pontes, ...

Dnit vai vistoriar a ponte sobre o Rio Uruguai que foi flagrada se ...Zero Hora
A ponte sobre o Rio Uruguai registrado no vídeo fica na BR-158, segundo o Dnit. No entanto, conforme a Polícia Rodoviária Federal, ela pode ser chamada de ...

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br