Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2013

OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO RIO URUGUAI NO OESTE CATARINENSE


 G1 SC

Rio Uruguai (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)Rio Uruguai (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)


Com 1.800 quilômetros, Rio Uruguai 




abriga sítios arqueológicos no Oeste



Relação do homem com rio é registrada há pelo menos oito mil anos.
Hidrelétrica de Itá produz energia para abastecer 50% da população.


 O Rio Uruguai faz parte da história que remonta o início da civilização brasileira. Com origem na Serra Geral, o rio segue para o Oeste catarinense e depois para a Bacia do Prata, no Uruguai. São mais de 1800 km de extensão. Em alguns pontos, a largura entre as margens é de quase um quilômetro.
"A relação do homem com o Rio Uruguai é registrada há pelo menos oito mil anos. E há pelo menos mil sítios arqueológicos nas margens do rio, desde os mais antigos, que são os coletores e caçadores, até sociedades agrícolas", explica a arqueóloga Mirian Carbonera.
Rio Uruguai possui 1.800 quilômetros de extensão (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)Rio Uruguai possui 1.800 quilômetros de extensão
(Foto: Spry Vídeo/Divulgação)
O leito do rio Uruguai fez parte da rota da madeira, que era utilizada pelos colonizadores. A atividade garantiu o sustento dos balseiros durante décadas. "As balsas eram feitas com a madeira, com todo um processo de amarras para descer o rio e vencer a correnteza", explica a historiadora Eli Maria Bellani.
Com o início da construção das hidrelétricas, o leito do Rio Uruguai sofreu importantes mudanças. Empreendimentos bilionários, como a Usina Itá, cujo reservatório inundou uma área de 103 km3, em 11 municípios, sete em Santa Catarina, só sairam do papel depois de um trabalho de mapeamento de animais e plantas da região. A Usina fornece energia suficiente para abastecer 50% dos consumidores catarinenses.
"As espécies foram resgatadas e realocadas. Quando você visita o interior, você observa o retorno de alguns animais, justamente por que a faixa ciliar já está restaurada", explica a educadora ambiental Anaí de Souza Cadore. "Se não preservarmos, tudo acaba. Se não unirmos forças para preservar o que ainda resta, ele vai acabar", explica o sargento da Polícia Militar Ambiental Claudemir Padilha
Atualmente, a população está usufruindo da região de forma mais sustentável, por meio do ecoturismo, dos esportes náuticos e, principalmente, pela conscientização da importância de preservar da natureza. "No início do projeto a gente teve a preocupação de conciliar com a natureza, com o menor impacto ambiental" explica o empresário do ramo náutico Rogério Antônio Faé.G1 - SANTA CATARINA
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br