Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2013

AÇÃO AMBIENTAL REALIZA PEIXAMENTO DO RIO SÃO FRANCISCO EM IGUATAMA (MG)


Dez mil peixes são soltos no Rio São Francisco em Iguatama (Foto: Reprodução/TV Integração)Três canoas foram utilizadas para soltar os peixes  no Rio São Francisco
(Foto: Reprodução/TV Integração)

Dez mil peixes são soltos no Rio São Francisco em Iguatama, MG

Peixes saíram da estação de piscicultura de Três Marias.
Objetivo é conservar sustento dos pescadores da região.


Com o objetivo de aumentar o povoamento e conservar o sustento dos pescadores, dez mil peixes foram soltos, nesta quarta-feira (13), durante uma ação ambiental no Rio São Francisco, em Iguatama. Os peixes são da espécie curimatã pacu e saíram da estação de piscicultura de Três Marias.
“Nós temos 75 pescadores cadastrados no município e eles vivem da pesca, exclusivamente. Então, eles nos pediram esse peixamento para nós repovoarmos o rio para que não percam o sustento deles”, afirmou a secretaria de Meio Ambiente, Luiza Augusta Garcia Leão.
Para realizar o trabalho, que contou com a ajuda dos moradores, foram usadas três canoas. Antes de serem soltos, os peixes foram habituados ao clima da água, que é um dos cuidados para conservar a espécie. “A partir do momento que você constrói uma barragem, esses peixes não tem mais como se reproduzirem. Então o estoque pesqueiro dessas barragens tende a diminuir. O trabalho é fazer a soltura desses peixes para que faça parte da pesca artesanal e a pesca comercial da região”, explicou o engenheiro de pesca, Kleber Biana Santiago.
A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Agora, com o peixamento, vai melhorar mais a produção de vida ambiental”, disse a dona de casa, Juliana Rocha da Silva.
O Rio São Francisco tem aproximadamente 2,7 km de extensão e passa por cinco estados brasileiros. A cidade de Iguatama, que é a primeira a ser banhada por ele, tem cerca de 300 famílias que sobrevivem da pesca. “Todos nós empenhamos e conseguimos trazer esse peixamento”, contou o pescador Geraldo Pereira da Costa. Do G1 Centro-Oeste de Minas

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br