Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de novembro de 2013

Recuperar as Bacias para captar mais Água – a saúde de uma cidade em risco ! – Valinhos, SP

Recuperar as Bacias para captar mais água

Vemos reclamações de vários bairros por falta de água, e essa situação não é apenas em período de estiagem, está mais constante na vida do Valinhense.

O principal projeto da prefeitura é captar mais água do "esgoto do Atibaia" – desculpem – do rio Atibaia.

Mais da metade da água consumida na cidade vem do rio Atibaia, que por ser muito sujo, o tratamento para limpar sua água é caro e pouco eficiente, ou seja, pagamos caro para beber esgoto tratado.

Por outro lado, abandonamos nosso imenso manancial de água limpa e barata, captamos mais de 40% da água na Serra dos Cocais, e mesmo assim, não existe projeto em andamento para melhorar a produção e captação destes sistemas.

Vejam abaixo imagens de duas das barragens na Serra dos Cocais, as bacias hidrográficas estão bastante degradadas, com pouca ou nenhuma vegetação, até mesmo nas áreas de APP (área de proteção permanente).

Se a prefeitura ainda não tiver um projeto para recuperar estes locais, se faz urgente uma força tarefa para trabalhar nestas áreas, priorizando o reflorestamento das áreas degradadas com os "TAC's" (sem custo para a prefeitura e para o dono da terra).

Vamos levar este assunto no Conselho de Meio Ambiente com esperança de que a prefeitura já esteja trabalhando neste assunto, se não estiver, que aceite nossa sugestão e fortaleça está proposta.

OBS - Segue resposta do Diretor de Meio Ambiente o Sr. Fernando Antoniazzi: 

"...Entretanto, por mais que se otimize tais meios, penso os mesmo caibam a contribuir à necessidade do município, mas não substituirá de pleno a captação do Rio Atibaia. Outro aspecto, a bacia do Rio Capivari também deverá ser objeto de estudos à captação de água para o município.  Outra questão importante a ser considerada é prever, para futuro não tão distante, o emprego ampliado da água de reuso. Este um dos temas que temos debatido mensalmente nos encontros da respectiva Câmara Temática da RMC, da qual também sou integrante...."
1 - Mapa hídrico sobreposto na imagem do google da Barragem das Figueiras

1.1 - Mapa hídrico Barragem das Figueiras

1.2 - Imagem google  Barragem das Figueiras
2 - Mapa hídrico sobreposto na imagem do google da Barragem  Santana dos Cuiabanos
2.1 - Mapa hídrico Barragem Santana dos Cuiabanos 

 Imagem google da Barragem Santana dos Cuiabanos

Leia mais sobre assunto: 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br