Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2013

SOS RIO TUBARÃO - "O RIO TUBARÃO (SC) PRECISA DE ÁGUAS CLARAS"

O RIO TUBARÃO PRECISA DE ÁGUAS CLARAS.
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos.

Causas e Consequências

São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais.
Em muitas cidades, o sistema sanitário é precário (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.

Os produtos químicos que muitas indústrias despejam na rede de esgoto e nos rios também provocam a morte de peixes e de outros tipos de vida que costumam habitar as águas dos rios. Embora esta prática seja crime ambiental no Brasil, ainda é muito comum, principalmente, em locais onde a fiscalização do poder público não existe ou é ineficiente.

A poluição dos rios também é provocada pelo lixo sólido, principalmente doméstico, que é descartado dentro dos rios. Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão do rio diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.
Soluções para não poluir o rio Tubarão:
- Pessoas e empresas devem destinar seu lixo sólidos para aterros sanitários e seus efluentes deve ser tratado para descartes com parâmetros adequados;
- Investimentos em estações de tratamento de esgoto sanitários e industrial;
- Os governos devem punir rigorosamente pessoas e empresas que poluem os rios.
- Os governos não devem permitir a ocupação irregular próxima às margens dos rios.
AJUDE O RIO TUBARÃO!

SAIBA MAIS:
rio Tubarão é um rio brasileiro do estado de Santa Catarina. O nome do rio não se relaciona ao peixe homônimo. É uma variação do nome pelo qual o rio era denominado pelos índios, Tubá-nharô, que significa, em tupi-guarani, pai bravo.
O Rio Tubarão nasce na encosta da Serra Geral, no município de Lauro Müller. Seus principais afluentes são os rios Braço do Norte e Capivari. A área de drenagem do rio Tubarão abrange 4.728 km², percorrendo 120 km desde suas nascentes, até desembocar na Lagoa de Santo Antônio. O rio Tubarão é assim denominado após a confluência dos rios Bonito e Rocinha. Ambos drenam regiões de mineração logo após suas nascentes, com extensas áreas de extração e depósito de rejeitos do beneficiamento do carvão.
A bacia hidrográfica do rio Tubarão localiza-se na Região Sul do Estado de Santa Catarina e pertence à vertente de drenagem Atlântica. Apresenta um conjunto lagunar composto pelas lagoas Santo Antônio dos Anjos, Imaruí e Mirim. É formada pelos rios Rocinha, Bonito, Oratório, Capivaras e Hipólito. Faz limite com a vertente do interior através da Serra Geral, tendo as seguintes coordenadas geográficas como limites: 27º 48' 00" e 28º 48' 08" de latitude sul, 48º 38' 18" e 48º 31' 48" de longitude oeste. É a mais expressiva bacia hidrográfica da Região Sul de Santa Catarina, e tem uma área de 5923 km², aproximadamente. Fonte Wikipédia


COLABORAÇÃO:  Empresa Águas Claras Engenharia

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br