Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de novembro de 2013

ESTUDANTES "FIZERAM ARTE" NOS BUEIROS DA CIDADE - PILAR DO SUL (SP)

Alunos criaram desenhos que interagissem com o bueiro (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)




Arte em bueiros enfeita e dá cor ao 




município de Pilar do Sul


Desenhos, animais, games e séries foram reproduzidos no chão.
Mais de 90 litros de tinta foram usados para colorir 50 bueiros da cidade.

Do G1 Itapetininga e Região

Jovens trabalham em desenho no bueiro (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)Jovens trabalham em desenho no bueiro (Foto: Di-
vulgação/ E.E. Padre Anchieta)
As ruas de Pilar do Sul (SP) ganharam um toque a mais de cor após a criação de um projeto em uma das escolas da cidade. O município do interior paulista que tem 27 mil habitantes, segundo o Censo IBGE 2013, teve seus bueiros, também conhecido como 'boca de lobo', enfeitados por desenhos.
Para a realização da pintura nos locais, 208 alunos de sete turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Anchieta se mobilizaram. Os estudantes com idade entre 15 e 18 anos criam ou escolhem um desenho e, em grupos, fazem a caracterização dos bueiros sob a supervisão da professora de arte e coordenadora do projeto, Beatriz de Camargo Barros Deus.
De acordo com a professora, mais de 90 litros de tinta branca, 200 potes de pigmentos coloridos e 70 pincéis foram utilizados nos 50 bueiros escolhidos. “Eu fiz um levantamento dos bueiros localizados em duas avenidas próximas à escola, a Papa João XXIII e Miguel Petrere. Os alunos pintam os bueiros em diferentes dias. Cada sala de aula teve um dia para trabalhar em diferentes pontos. A expectativa é de que essas artes durem ao menos um ano”, ressalta.
A ideia de transformar em tela de arte um local acostumado em receber o lixo e a sujeira, foi de uma aluna da 1ª série do Ensino Médio. Fernanda Fernandes dos Santos, de 15 anos, sugeriu a iniciativa durante uma aula de artes. “Nós estávamos na aula e a professora nos passava, por meio de slide, fotos de arte em interação com a vida urbana, inclusive grafite em bueiros. Foi aí que eu pensei: por que não fazer isso aqui da cidade? Primeiro sugeri para as minhas amigas. Como elas gostaram da ideia, conversei com a professora. Ela pensou sobre a questão e procurou a direção para que as coisas acontecessem”, afirma.
Entre os desenhos escolhidos estavam personagens de video-games (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)Entre os desenhos escolhidos há personagens de
video-games (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)
Depois de aceitar a sugestão, a professora Beatriz de Camargo pensou nas dificuldades do projeto. “Pelo motivo de nossos alunos não terem muito contato com o grafite, diferente como são os jovens das cidades grandes, nossa primeira decisão foi a utilização de tinta e pincéis. Depois disso, procuramos a direção da escola e fizemos a proposta. A direção abraçou o projeto e foi em busca de empresas que pudessem doar os matérias. Graças a Deus elas gostaram e doaram”, explica.
A diretora da escola, Rute Aparecida Marques Vieira, conta que o trabalho de logística feito em todas as pinturas valeu o esforço. Cada trabalho precisou de acompanhamento da Guarda Municipal, além disso, os alunos precisaram da autorização dos pais e os professores foram remanejados durante as 'excursões'. “Os alunos gostaram muito da ideia, tanto é que de início somente os alunos da 1ª série iriam participar, mas todos quiseram fazer suas pinturas depois. Como nossa escola está localizada próximo à periferia da cidade, esse projeto deu a chance de fazer os estudantes orgulhosos da escola, e deles mesmos já que assinam o próprio trabalho”, reflete.
Alunos criaram desenhos que interagissem com o bueiro (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)Alunos criaram desenhos que interagem com o
bueiro (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)
Os desenhos
A maior parte das pinturas feitas nos bueiros são reproduções de personagens de desenhos animados, filmes, games e seriados de TV. Entre elas está a reprodução de personagens do desenho Chaves. O idealizador desta obra, Jefferson Manoel da Silva, de 17 anos, conta que é fã da série, e que por isso resolveu lembrar o desenho. “De início nós iriamos pintar somente o Chaves, mas como o bueiro era grande tivemos que improvisar e incluímos o Quico e o Seu Madruga”, comenta.
Outra aluna que desenhou personagens famosos foi a idealizadora do projeto, a aluna Fernanda Fernandes dos Santos. Segundo ela, a dupla Mário e Luigi, da série de videogames Mario Bros., precisou ser feita duas vezes, já que o primeiro bueiro pintado foi quebrado. “Uma das primeiras bocas de lobo pintadas foi a nossa arte, do Mario e Luigi. Mas por algum motivo desconhecido, esse bueiro foi quebrado. Quando eu estava indo à escola, e vi o local quebrado, me bateu uma decepção muito grande, afinal ficamos embaixo de um sol forte para deixar o desenho mais bonito possível. Mas não desistimos, e depois de alguns dias pintamos a dupla de novo. Espero que dessa vez ninguém quebre esse bueiro”, brinca.
Chaves foi desenhado dentro do barril em Pilar do Sul (SP) (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)Personagem 'Chaves' foi desenhado no barril (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)Seu Madruga e Quico também foram registrados pelos alunos (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)Seu Madruga e Quico também foram registrados pelos alunos (Foto: Divulgação/ E.E. Padre Anchieta)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br