Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de agosto de 2008

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NO BRASIL - DIA 14 DE AGOSTO - DIA DE COMBATE À POLUIÇÃO

Guilherme Sandler. Howstuffworks - Como funciona a poluição das águas

O USO DA ÁGUA NO BRASIL

Enquanto a maioria dos países do planeta vive problemas relativos a escassez da água, o Brasil está numa situação privilegiada em relação a disponibilidade hídrica do seu território: cerca de 17% da água doce superficial e aproximadamente 80% do aquífero Guaraní (maior reserva subterrânea do mundo) encontram-se em seu território.

Entretanto cerca de 60% da água superficial brasileira, principal fonte de abastecimento de água no país, encontra-se na região norte, a região menos habitada do país, enquanto outras regiões convivem com a escassez. É o caso da região semi-árida nordestina que sofre com as condições hidrológicas desfavoráveis e a apropriação desigual dos recursos hídricos, ou o caso da maioria das metrópoles e grandes cidades brasileiras, que preponderantemente situam-se em uma faixa que vai do litoral até 200 quilômetros interior adentro, onde situa-se a maioria da população brasileira.

Essas cidades, em sua grande maioria, convivem com a escassez de recursos hídricos devido ao desperdício da água potável, à poluição dos corpos d´água e ao manejo inadequado dos seus mananciais, apesar de disporem de situação hidrológica confortável.

O território brasileiro é dividido politicamente em 27 estados que formam uma federação, sobre a qual se sobrepõem 12 grandes regiões hidrográficas, são elas: Amazônica; Tocantins Araguaia; Atlântico NE Ocidental; Parnaíba; São Francisco; Atlântico Leste; Atlântico NE Oriental; Atlântico Leste; Atlântico Sudeste; Paraná; Paraguai; Uruguai e Atlântico Sul.

Para se ter um panorama das áreas criticamente poluídas no Brasil, é extremamente importante somar os dados de poluição obtidos pelo estado a outras fontes bibliográficas, pois, em muitas regiões brasileiras, existem poucas estações de medição de qualidade da água.


Além disso, uma das principais fontes de poluição do Brasil é a falta de tratamento de esgoto doméstico. E o problema é grave, já que, em 2004, apenas 48,8% dos domicílios brasileiros tinham acesso a rede de coleta de esgoto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE. Em algumas regiões como a Sul, a implantação de rede de esgoto não acompanhou o crescimento da população, como pode ser visto no gráfico abaixo.

A indústria, também uma das principais poluidoras das bacias hidrográficas brasileiras, localiza-se principalmente nessas cidades situadas na faixa próxima ao litoral, adentrando bastante ao interior no sudeste, tendo também forte presença nas capitais estaduais localizadas continente adentro.

A demanda por água gerada pela indústria na faixa litorânea deve ser um empecilho para o crescimento industrial e econômico, principalmente no nordeste brasileiro, mas também no sudeste (seja por motivos naturais ou por uso irracional dos recursos existentes). Entretanto, o crescimento econômico brasileiro deve tornar insustentável o despejo de resíduos industriais no sudeste.

A ausência de números que comprovem diretamente a importância do esgoto industrial na poluição das águas brasileiras impossibilita uma análise precisa, porém, as dimensões da poluição industrial são delineadas pela participação da indústria na economia brasileira, que chega a mais de 37% do PIB nacional (CNI 2005).

Para se ter algum parâmetro do tratamento dos efluentes industriais no Brasil, a variação do tratamento dos resíduos industriais da bacia do rio Paraíba do Sul varia de 0 a 100% do total despejado conforme os diferentes setores industriais.

Apesar das recentes evoluções propiciadas pela implementação da administração de recursos hídricos baseada nos comitês de bacias hidrográficas, a escassez de recursos hídricos em locais onde há boa disponibilidade e a ausência de dados de tratamento de efluentes industriais, exemplifica a má administração dos recursos hidricos em território brasileiro.

Publicado em 25/10/2007 (atualizado em 19/06/2008)
saiba mais - http://ambiente.rsw.uol.com.br/poluicao-aguas6.htm ­­



NO PRÓXIMO DIA 14 DE AGOSTO COMEMORAMOS O "DIA DE COMBATE À POLUIÇÃO"

SAIBA MAIS:

POLUIÇÃO DA ÁGUA
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS - COLÉGIO RAINHA DA PAZ
Poluição da Água - Rios e Mares

Poluição da água - Wikipédia



POLUIÇÃO DA ÁGUA - COLÉGIO SÃO FRANCISCO

Poluição das Águas Subterrâneas

Poluição da Água - biologia ambiental 


Imagens Poluição das Águas 










21 comentários:

  1. Oq eu acho como nao, so no brasil existem outros paises, na verdade existe no mundo inteiro

    ResponderExcluir
  2. temos que dar um jeito nessa bagunça

    ResponderExcluir
  3. eu odeio poluicao e nuca vo perdua quem fes isso bando istinto ruim que nao respeita niguem eu nunca vo perdua uma pessoa asim nunca vi niguem asim que coisa em oxe

    ResponderExcluir
  4. nós todos deveriamos ter vergonha na cara pois isso que esta acontecendo é culpa dos seres humanos,uma raça que não pensa antes de agir...

    ResponderExcluir
  5. eu acho q o brasil tem q ter mais pessoas q sejam responsavel pelao algum tipo de projeto para insentivas a populaçao a se enteressa a nao poluir rios,com isso o nosso mundo tera um fiuturo mais favoravel.

    ResponderExcluir
  6. o nosso gorverno tem q elaborar algum tipo de projeto para q a populaçao se enteraja,para aja algum tipo de mudança no nosso planeta,para tem tenhamos um futuro melhor para as crianças.

    ResponderExcluir
  7. Oie..sou a monalisa minha escola esta mandando eu procura a poluição das aguas e enconteri esse aki adoreiii...Parabéns..

    ResponderExcluir
  8. Oi sou eu de novoo monalisa vim dezer ke tem quee clocar augumaa coisa ke esta fautandoo mais esta boum assim ..Parabéns vocs são muitos bouns Parabénssss....Ass:Jose de aucantaraa machado filhoo

    ResponderExcluir
  9. eu sou de paraiso da águas estou passando aqui para dizer q ficou muito bom esta matéria.

    ResponderExcluir
  10. Devemos pensar antes de agir, Afinal, o que acontece em nosso país é de nossa suma importância pois estamos falando da nossa casa.
    Tomemos a iniciativa e façamos a nossa parte no combate a poluição.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns , pela matéria escrita . Vocês são excelentes.

    ResponderExcluir
  12. ó ve la se não vai poluir mais to de olho nisso

    ResponderExcluir
  13. presisamos que façan nossa populaçao polua menos e cuide mais do nosso planeta

    ResponderExcluir
  14. Sou uma adolescente de 12 anos .
    Me chamo Millena
    Mas as vezes fico pensando ...
    EU SOU O FUTURO DA HUMANIDADE!!!
    Então é idiotice eu não cuidar do meu futuro eu quero deixar o melhor futuro para minha futura vida adulta.
    Isso devia ser um pensamento de uma pessoa que está acabando com nosso mundo.


    Acho um barato esse site e vou a favor dele!!!!

    Valeu aew galera!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Prof. Jarmuth/SOSRiosBr14 junho, 2010 18:41

    Obrigadão MILLENA,

    QUE BOM QUE UMA GAROTA INTELIGENTE COMO VC, COM APENAS 12 ANOS JÁ PENSE ASSIM E TENHA CORAGEM DE DIZER O QUE PENSA.

    INFELIZMENTE TEM MUITOS ADULTOS, PAIS DE FAMÍLIAS, RESPONSAVEIS POR EMPRESAS, CARGOS PÚBLICOS, OCUPANDO LUGARES DE DESTAQUE NA SOCIEDADE QUE SÓ PENSAM EM LUCRO, LUCRO E LUCRO E NÃO TOMAM CONHECIMENTO DO MAU QUE CAUSAM AO NOSSO MEIO AMBIENTE.

    NÓS ACREDITAMOS NA NOSSA JUVENTUDE E TEMOS CERTEZA QUE VOCÊS VÃO AJUDAR A MELHORAR NOSSO PLANETA.

    PARABÉNS POR SEU ÓTIMO COMENTÁRIO!

    ResponderExcluir
  16. eu acha que a midia deveria se emportar mais e divugar mais sobre tudo ,só assim o governo ia se sentir mais recoado e com vergonha e ia tentar fazer algo. Maria Clara ,SP...

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que se cada um fizer tua parte aí fica fácil de não poluir! Queria falar sobre o desmatamento das árvores!Elas precisam de água! Tipo assim: Vamos supor que a árvore é vc, aí vc fica sem beber água 1 dia ... Vc ira aguentar isso??? Vamos ajudar povo ?!?!

    ResponderExcluir
  18. EU QUERIA FALAR QUE A MINHA ESCOLA DISSE PARA MIM PESQUISAR SOBRE A POLUICAO DA AGUA EU VI MUITOS SITES MAS GOSTEI MAS DESSE POIS PEDIR UM RESUMO E SO ESSE FOI UM "VERDADEIRO" RESUMO.

    ResponderExcluir
  19. Oi!Tenho 11 anos e acho muito importante cuidar do planeta pois ele é a nossa casa e todos sofreremos as consequencias desse descuido!Parabéns para todos aqueles ajudam a cuidar da nossa casa!!!Beijos Laura

    ResponderExcluir
  20. OLÁ!GENTE EU ACHO UM ATO MUITO EGOÍSTA POR PARTE DO HOMEM DE DESTRUIR UM MUNDO QUE DEVERIA SER A CASA DE TODOS OS SERES VIVOS!TODOS OS ANIMAIS IRÃO PAGAR PELOS ERROS DO HOMEM!POR ISSO TODOS TEMOS QUE FAZER A NOSSA PARTE,ASSIM PODEMOS EVITAR O PIOR,O FIM DA VIDA NA TERRA!BJS!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br