Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de setembro de 2010

SÃO PAULO TEM O "PRÊMIO SANITARISTA DO BRASIL"

Cerimônia de entrega dos troféus do I Prêmio Sanitarista do Brasil,
criado pelo Governo do Estado de SP (foto divulgação)

Reconhecimento aos profissionais da área

Sanitária do Brasil

O Prêmio Sanitarista do Brasil é um prêmio criado pelo estado de São Paulo em 2010 para reconhecer os profissionais da área sanitária do Brasil. Os prêmios serão entregues a cada quatro anos.

É uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Saneamento e Energia e Secretaria da Saúde, em conjunto com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)e a Sabesp para reconhecer profissionais que contribuíram com ações e projetos voltados ao saneamento do país.

Histórico

Em 2010, a Secretaria de Saneamento e Energia do estado de São Paulo criou o Prêmio Sanitaristas do Brasil a fim de reconhecer o fundamental trabalho desses profissionais que muitas vezes não são lembrados porque se diz que a infraestrutura bem feita é aquela que não aparece, a que não precisa ser lembrada.

As pessoas só se lembram que existem canos debaixo de suas casas quando algo errado acontece, quando existe um problema, por exemplo, quando há um entupimento ou quando falta água na torneira.

Para quem tem água tratada em suas casas e ligações para coleta e tratamento de seus esgotos, bem como recolhimento do lixo em suas residências, tudo parece ter sido sempre assim. Mas não foi.

Importância do Prêmio

Ao criar um prêmio para valorizar profissionais sanitaristas, o Governo do estado de São Paulo reconhece aqueles que trabalham silenciosos para que macroestruturas de saneamento e saúde estejam disponíveis sem que nunca sejam sequer vistas pelas pessoas num simples olhar.

Saneamento e saúde oferecem sustentação para que círculos virtuosos ocorram na sociedade. Pessoas saudáveis aprendem mais e melhor, são mais criativas e produzem com mais eficiência. E a saúde depende da qualidade da água que é consumida e da limpeza e do asseio nos ambientes público e privado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para cada unidade de moeda investida em saneamento, quatro unidades deixam de ser gastas em saúde. Médicos e profissionais brasileiros da saúde arriscam dizer que a proporção é de 1 real gasto em saneamento para 10 economizados em remédios e tratamentos médicos e hospitalares.

Valorizar o engenheiro sanitarista é recompensá-lo por sua imensa contribuição para essa economia.

1ª Edição

A primeira entrega do prêmio será feita em junho, na cidade de São Paulo. O prêmio é considerado a maior homenagem aos profissionais sanitaristas de todo o Brasil.

Homenageados

A ABES fez uma enquete em seu website para escolher os primeiros homenageados.

SAIBA MAIS SOBRE O PRÊMIO:

Governo de São Paulo entrega I Prêmio Sanitarista do Brasil - clique


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br