Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de setembro de 2010

COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA MATA CILIAR - DIA DA ÁRVORE



COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA MATA CILIAR - 19 a 25 Set


Estamos incentivando as comunidades para que passem a comemorar na semana da árvore, este ano de 19 a 25 de setembro, a "SEMANA DA MATA CILIAR", valorizando as florestas e matas ao longo dos cursos d' água.

Se as escolas, ONGs e OSCIPs, Grupos Comunitários, Grupos religiosos, Grupos de Terceira Idade, Rotary Club, Lions Club, Comitês de Bacias Hidrográficas, Concessionárias de Água e Esgoto, Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, organizarem comemorações, plantios, palestras, distribuição de mudas, informações pela mídia em geral e outras atividades, ressaltando a importância das MATAS CILIARES, certamente a população ficará motivada a preservar e valorizar a necessária vegetação que protege nossos rios, ribeirões e córregos.

Organize essa comemoração em sua comunidade e nos envie as informações (se possível com fotos dos locais que serão privilegiados), para que possamos dar destaque no Blog.

Veja e divulgue o artigo da Luiza Coelho, que fala da importância das matas ciliares e incentive para que em sua cidade, a partir deste ano, essa relevante data seja comemorada.

Prof. Jarmuth Andrade



COMUNIDADES COM PROGRAMAÇÕES AGENDADAS:


Taboão da Serra comemora Semana da Árvore e o Dia Mundial Sem Carro

Taboão da Serra comemora Semana da Árvore e o Dia Mundial Sem Carro

Palestras, plantios de mudas, exibição de documentários, debates, caminhada ecológica e passeio ciclístico marcam a Semana da Árvore e o Dia Mundial Sem Carro em Taboão da Serra. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente e demais Secretarias da Prefeitura de Taboão da Serra estão fechando o cronograma de atividades do evento que acontecem do dia 21 a 26 de setembro em diversos locais do município. VEJA MAIS



Comemoração Dia da Árvore - Prefeitura Municipal de Cajamar

18 de agosto de 2010

Em comemoração ao Dia da Árvore, prefeitura de Cajamar solta mil balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas da Mata Atlântica e planta dezenas de árvores nativas cidade.

Vídeo da PM de Cajamar (SP)




SAIBA MAIS

A importância da Mata Ciliar

por Luiza Coelho

Atualmente nas áreas urbanas parece que a população e os políticos já esqueceram o que é mata ciliar e qual sua importância, pois ao lado dos córregos, reservatórios e lagos urbanos em geral temos avenidas e ruas, e não florestas conservadas.
Na zona rural, o uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original nas margens dos corpos d’água, chegando em muitos casos a ausência total da mata ciliar, mas qual a importância disso tudo?
Para falar da importância da Mata Ciliar, primeiro é preciso responder:
O que é Mata Ciliar?
Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, ou seja, localizada nas margens dos corpos d’água. A mata ciliar também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. A área que abrange a mata ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como APP – “área de preservação permanente”, e possui diversas funções ambientais, devendo possuir uma extensão específica a ser preservada de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente. (Veja a figura abaixo)
Largura das APPs segundo a Largura do corpo d'água.
Largura das APPs segundo a Largura do corpo d'água. (clique para ampliar)
E para percebermos a importância real da Mata Ciliar, é preciso responder:
O que acontece sem a mata ciliar?
1 – ESCASSEZ DA ÁGUA

A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, ou seja, aumenta o escoamento superficial e diminui a infiltração, diminuindo assim o armazenamento no lençol freático. Com isso, reduze-se o volume de água disponível no subsolo e acarreta em enchentes nos córregos, rios e os riachos durante as chuvas.
2 – EROSÃO E ASSOREAMENTO

A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, e os sólidos em suspensão trazem prejuízos ecológicos, dificuldade no tratamento de água para abastecimento, entupimento de tubulações de captação e assoreamento, mudando o curso do corpo d’água. O processo de erosão se torna acentuado principalmente devido a ocorrência de enchentes nas épocas de chuva.
3 – PRAGAS NA LAVOURA

A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.
4 – QUALIDADE DA ÁGUA

A mata ciliar possui grande importância na manutenção de boa qualidade da água, pois reduz a erosão das margens e consequentemente o assoreamento dos rios, que geram sólidos em suspensão e prejudicam a vida aquática e a qualidade da água para uso e consumo humano.
5 – MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE
A conservação dessas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.


Posts relacionados:
  1. A importância de plantar árvores
Fonte: Site Licenciamento Ambiental



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

4 comentários:

  1. (DESCULPE, HAVIA POSTADO COM USUÁRIO DE OUTRA PESSOA ANTERIORMENTE, AGORA TA CERTO)

    Ola !! Sou co-fundador do blog Idéia Nossa que citaram aqui, legal ver nossos post's dristribuidos pelo brasil a fora, ainda mais por uma causa nobre como esta!

    Parabens pelo trabalho e pelo post, e obrigado pelos créditos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Estarei divulgando a data da semana da mata ciliar em meus blogs, com link para o seu. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nós do Ideia Nossa ficamos lisongeados de sermos fonte para um blog do nível do SOS Rios do Brasil.

    Adicionei o blog em parceiros do IN e acompanharei seus posts.

    Valeu e abraços!

    ResponderExcluir
  4. o mundo pede socorro??????????????????

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br