Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de setembro de 2010

CONHEÇA A AGÊNCIA BRASILEIRA DE GERENCIAMENTO COSTEIRO


AGÊNCIA BRASILEIRA DE GERENCIAMENTO COSTEIRO
- AGÊNCIA COSTEIRA -


A Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro é uma organização da sociedade civil de interesse público constituída para promover a convergência de ações para o gerenciamento integrado da Zona Costeira no Brasil.

Fundada em 20 de abril de 2001 por um grupo de pessoas e instituições interessadas na resolução dos problemas de gestão do litoral brasileiro, tem como objetivo social permanente contribuir para o desenvolvimento sustentável da Zona Costeira e Marinha do Brasil, em padrões que assegurem a sua integridade e qualidade ambiental, e defender o seu patrimônio natural e cultural.

Sua principal missão é atuar como fórum de discussão independente da gestão ambiental costeira e dos problemas de desenvolvimento sustentável do Litoral Brasileiro.

A Zona Costeira é considerada Patrimônio Nacional pela Constituição Brasileira, a exemplo de outros Biomas Nacionais, como a Amazônia, o Pantanal, e a Mata Atlântica, entre outros. Por esse motivo, a utilização dos seus recursos naturais deve seguir determinações estabelecidas em legislação específica com base nos princípios da gestão descentralizada, articulada e participativa.

Áreas de Atuação:

Recursos naturais renováveis e não renováveis

Turismo sustentável

Planejamento ambiental

pesquisa científica

Educação ambiental

Apoio e gestão nas unidades de conservação

Formação e capacitação de recursos humanos

Monitoramento de indicadores de qualidade ambiental

Patrimônio natural e cultural

Recursos hídricos

Avaliação ambiental estratégica

Atividades Prioritárias
Promoção de cursos, seminários e congressos técnicos, científicos e culturais relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Estruturação e gerenciamento de uma rede de entidades identificadas com a gestão ambiental da zona costeira e marinha.

Identificação de demandas e a indicação de alternativas para sua viabilização junto às diversas instituições públicas e privadas que atuam no litoral brasileiro.

Estruturação e manutenção de um atualizado Sistema de Informações Sócio-Econômicas e Ambientais.

Manutenção e administração da infra-estrutura necessária às ações de pesquisa, educação, monitoramento e extensão na Zona Costeira.

Atuação nas áreas de certificação de empresas e produtos e de avaliação de projetos relacionados ao uso sustentável da Zona Costeira e Marinha.

Formas de Atuação

A Agência possibilita realizar suas ações através de contratos, convênios e termos de parceria e cooperação com todos os tipos de instituições:

empresas e pessoas físicas;

entidades de ensino e pesquisa;

setores do governo federal, estadual e municipal;

organizações não governamentais;

organizações internacionais.

SAIBA MAIS:


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br