Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DOS MARES E OCEANOS - CLEAN UP DAY - 18 SET 2010


CAMPANHA MUNDIAL DE LIMPEZA DOS MARES E OCEANOS

Clean up the World (Limpeza geral do Mundo), também chamado de Clean up day (Dia de limpeza geral) ou simplesmente Clean Up (Limpeza geral)...

Muitos são os nomes dados a este evento ambientalista que acontece em vários locais do mundo, normalmente em ambiente oceânico...

Porém poucas pessoas sabem o dia certo de sua realização, como surgiu ou ainda qual sua real função. Ou seja, como deve ser realizado para gerar um resultado ambiental realmente benéfico.

O Projeto consiste na sensibilização ambiental realizada internacionalmente, congregando a população de várias regiões do mundo a realizar ações coletivas de preservação do ambiente. Criado na Austrália em 1991 pelo mergulhador Ian Kierman, o Clean Up The World conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e UNEP (United Nations Environment Programme) e envolve cerca de 35 milhões de pessoas em 100 países.


















Sempre no terceiro sábado de setembro, uma multidão de voluntários, em mais de 120 países, se reúnem para retirar dos ambientes aquáticos a maior quantidade de lixo, que poderia ficar desde meses até décadas poluindo a natureza. Este ano isto significa no sábado dia 18 de setembro de 2009.

Esta ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos usuários em relação ao lixo lançado nas praias, rios e lagoas, fazendo coletas seletivas que são doadas às instituições de reciclagem e cooperativa de catadores de cada localidade participante pelo mundo, e produzir e enviar para a ONU / UNEP um relatório do lixo coletado.

Mais importante do que a quantidade de lixo retirado do ambiente, são os dados gerados e a conscientização da população!

Como nos anos passados, o Centro de Estudos do Mar Onda Azul mais uma vez participa como filiada oficial desta ação, utilizando mergulhadores para monitorar, fotografar, coletar e classificar a coleta e além de retirar o lixo encontrado nas praias e mares nos locais do evento.

Esperamos a cada ano conseguirmos maior quantidade de voluntários para conseguirmos abranger uma área maior do nosso estado e até mesmo nacional, para conseguirmos encaixar o Brasil nas estatísticas internacionais da ONU e UNEP.

Aqui uma foto de parte do grupo de voluntários mergulhadores do Onda Azul que partciparam no Clean Up the World de 2009:

Assista aqui ao vídeo do fundador do Clean up the world Ian Kiernan.

Em breve estaremos divulgando as datas e locais onde estaremos realizando as ações, bem como as formas de inscrição para todos aqueles que queiram participar!

EM SANTA CATARINA:

Clean Up Day 2009 - Instituto COMAR - SC

Dia Mundial da Limpeza 2010

A ação em prol do voluntariado e educação ambiental ocorrerá no dia 18 de setembro/10 (sábado), entre 10:00hs às 13:00hs.O Instituto COMAR realizará a ação em 4 cidades:

- Balneário Barra do Sul/SC: Praia da Boca da Barra

- São Francisco do Sul/SC: Prainha e Praia Grande

- Barra Velha/SC

- Governador Celso Ramos: Praia de Palmas

Nossos Objetivos:

• Retirar o lixo da faixa de areia e restinga das praias;

• Conscientizar a população em relação ao lixo e suas conseqüências e danos ao meio ambiente;

• Documentar o tipo de lixo e a quantidade encontrada, para utilização por pesquisadores de todo o mundo;

• Sensibilizar a comunidade e os visitantes sobre os tipos de lixo encontrado e problemas relacionados;

• Envolver a comunidade em busca de soluções deste tipo de problema, questionando o modelo da sociedade de consumo

Mais informações: contato@institutocomar.org.br ou http://www.institutocomar.org.br

EM VÁRIAS PRAIAS DO BRASIL:

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA 2010 - INSTITUTO AQUALUNG -

LEIA MAIS:




ENVIE PARA O BLOG A PROGRAMAÇÃO DO CLEAN UP DAY NA SUA PRAIA OU NOS RIOS DE SUA COMUNIDADE PARA QUE POSSAMOS DIVULGAR !


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br