Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de setembro de 2010

OS GRANDES PROBLEMAS DOS DESLIZAMENTOS EM NOSSAS COMUNIDADES PASSAM PELA GEOTECNIA - "CAMPANHA DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"

Em muitas comunidades a "solução fácil e barata" causa graves problemas,
custos maiores e alto risco para a população

Caros amigos do SOS Rios do Brasil,
Escrevi esse artigo pensando em colaborar para um exercício de auto-reflexão da Geotecnia brasileira nesse início de um novo período de desenvolvimento econômico do país. Infelizmente, não temos ainda (ABMS e ABGE) um instrumento rápido e prático de discussão de idéias, como um Grupo de Discussões tipo Yahoo, por exemplo. É por isso que envio esse artigo aos endereços pessoais que tenho, mas como não me cabe abrir esses endereços (uso o recurso da Cópia Oculta para tanto) a discussão mais coletiva fica impossibilitada. Que tal a ABMS e a ABGE criarem um Grupo de Discussão Geotecnia Brasileira? Claro, com regras claras para que nossas caixas de mensagens não sejam congestionadas por assuntos que não sejam pertinentes a uma boa e rica troca de idéias. Bem, vamos ao artigo.

Abraços,
Álvaro Rodrigues dos Santos (santosalvaro@uol.com.br)

GEOTECNIA BRASILEIRA VIVE A “DITADURA DA SOLUÇÃO”

"A formulação de um problema é, muitas vezes, mais importante que sua solução, a qual vai depender simplesmente de uma habilidade matemática ou experimental. Fazer novas perguntas e considerar novas possibilidades para enfocar velhos problemas através de um novo ângulo, isso sim exige imaginação criadora e indica o verdadeiro progresso da ciência".

Einstein

*Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, nosso consultor voluntário.

"O resultado prático é a profusão de obras e serviços geotécnicos que pouco têm a ver com os reais fenômenos geológico-geotécnicos a que se reportam. Uma enganosa facilidade de momento que leva inexoravelmente a futuras complicações, a problemas que vão desde graves acidentes a enormes despesas com serviços de sobre-manutenção, sobre-conservação e recuperação."

Como muitas áreas da engenharia nacional, a Geotecnia (Engenharia Geotécnica e Geologia de Engenharia) está sendo surpreendida por um notável nível de demanda de trabalhos, decorrência direta do novo surto de desenvolvimento econômico que se consolida e movimenta o país em todos seus campos de atividade.

Parece ser unânime entre os mais destacados geotécnicos brasileiros a percepção prática de que a Geotecnia brasileira não está conseguindo atender a volumosa demanda de serviços a ela hoje colocada em um nível desejável de qualidade, fato que, como não poderia deixar de ser, preocupa a todos, consideradas suas graves conseqüências. Analisemos esse preocupante cenário mais detidamente.

Com a entrada em cena da recessão econômica que atingiu o país do final da década de 70 ao início da década de 90 do séc. XX, a conseqüente redução de investimentos públicos e privados, o enfraquecimento do setor empresarial de consultoria e projetos e, especialmente, com o fim das equipes técnicas permanentes das empresas públicas como decorrência de sua privatização, o ambiente de enorme efervescência de idéias que marcou virtuosamente a Geotecnia brasileira nas décadas de 60 e 70 foi progressivamente perdendo energia e consistência, dando lugar a um ambiente mais caracterizado pelo desalento e pela dispersão profissional. Como não poderia deixar de ser, esse novo cenário, frontalmente desestimulante de um criativo e desafiante exercício profissional, acaba também por contaminar e comprometer, em seus estratos discentes e docentes, o espaço acadêmico de formação dos novos geotécnicos brasileiros.

Nesse prolongado período, a Geotecnia brasileira, em que pesem elogiáveis esforços individuais, caminha à deriva, perde seu virtuoso viés teórico e crítico e se vulnerabiliza diante de modismos tecnológicos que se revezam no oferecimento de soluções milagrosas para toda a sorte de problemas.

Via de regra a decisão por uma determinada solução de engenharia já não advém mais da conclusão de um preciso diagnóstico do problema e dos fenômenos com que se está lidando. Já não é mais o problema que busca a solução, mas sim a solução prêt-à-porter (“pronta para usar”) que comercialmente busca problemas, sejam esses quais forem, para oferecer-se como desejada panacéia tecnológica. Como o caricato “médico de bula”, surge o “geotécnico de catálogo”.

Como sinal e sintoma dessa inversão de valores científicos, analisem-se os mais comuns e naturais patrocinadores dos eventos técnicos do campo da Geotecnia. Até o início dos anos 80 destacavam-se entre esses patrocinadores as empresas públicas e as empresas de consultoria e projetos. Hoje, esse importante papel é cumprido especialmente pelas mais diversas empresas produtoras de insumos e componentes de soluções geotécnicas. Lembremos algumas dessas numerosas e onipresentes ofertas tecnológicas: gabiões, tela argamassada, geotéxteis, geomembranas, solo grampeado, solos reforçados, jet-grounting, CCP, enfilagens especiais, micro-estacas, estacas-raiz, geogrelhas, blocos intertravados, malhas metálicas, etc., etc., etc.

Como um parêntesis, consideremos: sem dúvida, o aperfeiçoamento de nosso leque de soluções é necessário e bem-vindo, por disponibilizar continuamente novas e eficazes ferramentas para o trato de novos e velhos problemas geotécnicos, e as anteriormente mencionadas são todas boas ferramentas para suas específicas finalidades. A questão apontada não está na qualidade das soluções disponibilizadas, mas no risco em se abordar um problema geotécnico com a predisposição, ou com a pré-intenção, de utilizar-se essa ou aquela solução.

Enfim, a razão dessa disfunção metodológica está no descaso, ou na desimportância que se confere à necessidade de uma boa investigação fenomenológica. O resultado prático é a profusão de obras e serviços geotécnicos que pouco têm a ver com os reais fenômenos geológico-geotécnicos a que se reportam. Uma enganosa facilidade de momento que leva inexoravelmente a futuras complicações, a problemas que vão desde graves acidentes a enormes despesas com serviços de sobre-manutenção, sobre-conservação e recuperação. Como sempre, uma “esperta” economia em projeto e em consistentes estudos preliminares continua vitimando o orçamento de contratantes, impondo-lhes com freqüência graves problemas de ordem logística e jurídica. Como também colaborando para corroer sua imagem institucional.

A reversão dessa disfunção passa pela disposição de contratantes, projetistas, empreiteiras e academia em retornar à velha e sábia verdade de ordem metodológica: a execução de serviços geotécnicos, de qualquer natureza, inicia-se, indispensavelmente, pela exata compreensão qualitativa e quantitativa do fenômeno geológico-geotécnico que se está enfrentando. Somente essa compreensão, para a qual uma rica e colaborativa integração entre os conhecimentos geológicos e geotécnicos é essencial, permitirá a adoção de uma solução perfeitamente solidária e adequada ao fenômeno enfrentado. Adicionalmente, a segurança proveniente dessa compreensão libera o projetista para a adoção de Coeficientes de Segurança mais modestos e para uma maior ousadia na escolha da solução de engenharia. Do que decorrerão, em relação direta, obras mais econômicas e eficazes. Enfim, e resumindo, retornar ao primado da inteligência e do bom senso.

Nesse contexto, o recente Cobramseg 2010, realizado pela ABMS em Gramado - RS, com seus mais de 1.300 inscritos e com o calor das boas discussões técnicas ocorridas, representa um salutar fator de otimismo, e pode estar marcando o início de uma nova era de criatividade e entusiasmo científico para a Geotecnia brasileira.

Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos (santosalvaro@uol.com.br)

· Geólogo formado pela USP - Universidade de São Paulo em 1968

· Ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia

· Titulação: Pesquisador V Sênior pelo IPT

· Autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar”, “Cubatão” e “Diálogos Geológicos”

· Consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente



COMO ESTÃO OS PROBLEMAS DE SOLO EM SUA CIDADE? VOCÊS CONHECEM OS REAIS RISCOS DE DESLIZAMENTOS, QUEDAS DE BARREIRAS, ROMPIMENTOS DE BARRAGENS E ATERROS, NAS

PRÓXIMAS CHUVAS QUE SE APROXIMAM?

"VAMOS SALVAR VIDAS ?"



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Claudemir Almeida Porto - Estudante de Edificações - São Paulo08 setembro, 2010 14:35

    As soluções "rápidas e de baixo custo" que o poder público, principalmente de nossas cidades, procura dar para os seus problemas de movimentação do solo, geralmente se tornam mais perigosos e mais onerosos para o nosso bolso.

    Aqui em São Paulo, não sei se não foram estudados, se foram mal dimensionados, se não é essa a técnica correta, mas na maioria dos bairros os "caríssimos piscinões de concreto" não funcionam e as enchentes continuam acontecendo. Falam que precisam de limpeza prévia que não é feita e quando e quando chegam as chuvas, não aguentam o volume de água...inundando tudo.
    Vocês do setor da geologia não tem um sistema de fiscalização como tem o CREA que possa notificar e multar as obras irregulares que não obedecem os critérios técnicos da Geotecnia? Ou que não fizeram os estudos recomendáveis para construção de aterros, taludes, cortes de estradas, barragens e todas essas obras mal feitas que se derretem e desmoronam com qualquer chuva mais pesada?
    Parabéns ao Blog SOS Rios do Brasil por essa Campanha e que os Prefeitos das nossas cidades tomem vergonha na cara e que parem as tragédias no período das chuvas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Claudemir,

    Muito bom e inteligente seu comentário.
    Precisamos de jovens como vc na área técnica de nosso país, principalmente na sua área da construção civil.
    O excelente artigo de nosso Consultor Voluntário, Geólogo Álvaro, sem favor algum, um dos mais experientes e competentes sobre a geologia paulista, mostra grandes verdades que acontecem, infelizmente nas nossas comunidades.
    Você foi muito feliz quando fala em "fiscalização, com notificações e multas"...vou procurar saber sobre tal, nos projetos de geologia.
    Vamos todos nos unir para evitar tragédias, prejuízos e mortes na estação das chuvas!
    obrigadão por seu comentário!
    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br