Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de setembro de 2010

REGISTRADO EM TABATINGA (AM) O PICO RECORDE DO RIO SOLIMÕES, COM 32 CENTÍMETROS NEGATIVOS

Situação de igarapé de Manaus em 2009

Nível do Rio Solimões baixa e supera marca da estiagem de 2005

Por conta da seca, mais dois municípios do Amazonas decretam estado de emergência, totalizando seis

10 de setembro de 2010
Liège Albuquerque - O Estado de S.Paulo
"Segundo a Associação Amazonense dos Municípios, pelo menos 14 dos 62 municípios do Estado foram atingidos pela seca. Estima-se que pelo menos 6 mil pessoas em comunidades rurais estejam isoladas."

O Rio Solimões, em Tabatinga, atingiu ontem 32 centímetros negativos - ou seja, abaixo do zero da régua na margem do rio e menor que o pico recorde registrado em 2005. Trata-se da maior vazante do Solimões aferida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Em 2005, no pico da estiagem na primeira quinzena de outubro, a régua marcou 2 centímetros positivos.

Segundo o superintendente do órgão em Manaus, Marco Oliveira, não é possível dizer que a seca de 2010 tenha superado a de 2005 nos Rios Negro e Solimões, pois o pico da estiagem é tradicionalmente em outubro. "Os dois rios podem continuar descendo ou estacionar. Só em outubro teremos os dados dos rankings de estiagem."

O nível do Rio Negro, que banha Manaus, também começa a descer, embora a situação seja menos crítica que a do Solimões. A régua que faz a medição na margem do rio em um dos principais portos de Manaus marcou hoje 20,47 metros, 14 centímetros a menos que a aferição feita na mesma data em 1963 - quando atingiu 20,33 centímetros.

O CPRM mede as enchentes e vazantes do Rio Negro há 100 anos e do Solimões há 30.

Emergência. Mais dois municípios do Amazonas decretaram estado de emergência por estarem isolados por causa da seca na região do Alto Solimões e Juruá, totalizando agora seis.

Os municípios afetados são Tabatinga, Benjamim Constant e Atalaia do Norte, na região do Alto Solimões, e Itamarati, Ipixuna e Guajará, na região do Juruá.

Os municípios de Envira e Canutama ainda não enviaram o ofício de decreto de emergência ao governo estadual, mas isso deve ocorrer até a próxima semana, de acordo com a Associação Amazonense dos Municípios (AAM). Segundo a associação, pelo menos 14 dos 62 municípios do Estado foram atingidos pela seca. Estima-se que pelo menos 6 mil pessoas em comunidades rurais estejam isoladas.

O número não foi confirmado pela Defesa Civil Estadual, que afirma não ter dados sobre o número de pessoas prejudicadas pela estiagem. Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br