Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de novembro de 2013

RIO CAÍ, EM CANOAS BUSCANDO SOLUÇÃO PARA AS ENCHENTES


No bairro Niterói, em Canoas, dique foi solução para as enchentes



























Começa o trabalho pela solução 

para as enchentes


A solução é fazer uma estada/dique, como aconteceu em Canoas, mas os caienses vão ter de se empenhar para isso


O problema das enchentes no Caí é perfeitamente solucionável. Em todos os lugares do mundo civilizado, onde existe uma cidade que é invadida pelas cheias de um rio, são construídos diques.

No Caí isso não aconteceu ainda por inércia da população e das autoridades. Os caienses não têm se mobilizado suficientemente para conseguir aquilo que cidades como Canoas, para citar um exemplo próximo, já conseguiram.

No passado, o bairro Niterói, naquela cidade, era frequentemente atingido pelas enchentes do rio Gravataí.
Até que, há mais de 60 anos, foi construída uma rua/dique, que resolveu o problema. Essa rua é extensa e tem mais de um nome. Em certo trecho ela se chama Rua Gravataí e noutro Rua Dique.

Essa obra foi realizada há décadas e grande parte das pessoas que vivem no bairro atualmente nem sabem que um dia ocorriam enchentes naquele local.

A rua/dique de Niterói, nesses anos todos, foi muito útil como dique e como rua. Sem apresentar nenhum problema.

Também em Porto Alegre ocorriam grandes enchentes que inundavam o centro da cidade, os bairros Navegantes, São João e vários outros. Também lá ruas e rodovias, como a Castelo Branco e a Freeway, além do muro da Mauá, foram a solução do problema.

No Caí, Pareci e Montenegro, a solução para o problema é a mesma. Uma solução óbvia, segura e barata.

No Caí, por exemplo, o dique deve ser feito em forma de rodovia e servirá como uma avenida perimetral. E essa perimetral é tão necessária e útil que a sua construção se justificaria até mesmo se ela não tivesse a vantagem adicional de evitar que as enchentes inundem uma grande parte da cidade.

Depois da grande enchente de 2011, o Fato Novo publicou dezenas de reportagens sobre o assunto. Ouviu, para isso, engenheiros especializados, geógrafos, administradores públicos e outros especialistas, além de moradores das áreas atingidas pelas enchentes.

Associada com a construção de uma nova ponte sobre o rio Caí (já que a atual não oferece condições), a construção da perimentral/dique se torna a solução ideal.

Afinal, são milhares de residências e famílias, além de prédios, e empresas, que serão beneficiadas. Infelizmente, pessoas que não conhecem as enchentes caienses e, por isso, não avaliam os prejuízos que elas causam à população, não compreendem a necessidade dessa obra.

ESTUDO

Mesmo assim, passos importantes estão sendo dados no sentido de buscar uma solução para o problema.
O governo estadual, graças ao secretário de obras Luiz Carlos Busato, contratou duas empresas para a realização de um estudo técnico para apontar uma solução. 

Pós-graduado em Urbanismo e em Gestão Imobiliária , Luiz Carlos Busato foi professor das Faculdades Canoenses, hoje Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Não é de estranhar-se, portanto, que o secretário Busato tenha compreendido a necessidade uma obra como essa no Caí. Coisa que muitas pessoas, inclusive caienses, não compreendem.

O fato é que as empresas Engeplus e Aerogeo já estão realizando o estudo e, para isso, querem ouvir as pessoas. 

No próximo dia 20, quarta-feira, às nove horas da noite, será realizado um encontro dos técnicos com a comunidade, no Centro de Cultura. 

Será importante que as pessoas compareçam para transmitir aos técnicos o quanto é importante para a população que seja dada uma solução definitiva para o problema.

PRAZO

O prazo previsto no contrato com a Engeplus para a conclusão do estudo é de um ano. Se o estudo apontar a construção da perimentral dique como melhor solução para o problema das enchentes na cidade, depois ainda terá de ser feito uma projeto de engenharia para, depois começar a obra.

Do jeito como são as coisas, pode demorar uns dez anos para a solução ser alcançada, como ocorreu em Canoas. Mas, se a população e as autoridades não se empenharem, a solução não virá nunca. Como diz o velho ditado, antes tarde do que nunca. Fonte: FATO NOVO


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br