Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de setembro de 2010

BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO ESTÁ MAIOR E DURA MAIS


Menos proteção no céu
03 de setembro de 2010
Fonte: O Globo

Buraco na camada de ozônio está maior e dura mais

Renato Grandelle

Um buraco na camada de ozônio, que tradicionalmente se forma sobre a Antártica em setembro, tem aumentado de área e duração por motivo ainda desconhecido.

No ano passado, sua extensão beirou o Rio Grande do Sul, e o estado ficou especialmente vulnerável à incidência de raios ultravioleta até o início de dezembro. A interação do fenômeno com o aquecimento global intriga os cientistas.

Pesquisadores de Argentina, Brasil, Chile e Holanda uniram-se para estudar o fenômeno. A análise renderá um artigo para a revista “Geophysical Research Letters”.

Medições realizadas com sondas e balões constataram que a temperatura da estratosfera — onde fica a camada de ozônio — cai durante a formação do buraco de 60 graus Celsius negativos 80 graus Celsius negativos. A relação entre esta queda e a estrutura do buraco também será estudada.

— A atmosfera circula no entorno daquele buraco — explica Neusa Maria Paes Leme, coautora do estudo e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. — À medida que ele avança em direção à Austrália e à América do Sul, encontrando o ar mais quente, as camadas começam a se misturar. A borda do buraco comunica-se com as regiões vizinhas.

No ano passado, o limite da camada de ozônio atingiu o a Argentina e o Chile, mas células de ar pobres em ozônio — muito vulneráveis a raios ultravioleta — desprenderam-se e atingiram a região de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul. São como miniburacos, que provocariam um aumento da temperatura.

A radiação ultravioleta não tem conexão direta com o aquecimento global. Mas, quando a incidência desses raios aumenta em uma área poluída, eles provocam reações químicas que acarretam na elevação das temperaturas.

— Esta radiação, na atmosfera, potencializa a ligação de gases-estufa, como o CO2. A reação, por sua vez, provoca o aquecimento — diz Neusa.

— Vamos fazer medições no Sul para ver se, com a chegada das células pobres em ozônio, houve um aumento da temperatura no Sul. - Jornal O Globo - Desafios do Aquecimento Global


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Até os céticos estão começando a mudar de opinião; certamente, produto da informação. E a sociedade brasileira - que admite ser o problema um assunto de prioridade - mas que não entende (praticamente) nada do que está sendo discutido na mídia, quando é que passará a ser ouvida (certamente, antes, conscientizada)e possa expressar sua opinião? A quem interessa deixar a sociedade no indesejável (e inoportuno) grupo dos excluídos?
    Será que alguém pensa que a crise das Mudanças Climáticas (os caminhos de sua soluição) poderá ser resolvida sem o envolvimento efetivo da sociedade?

    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br