Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de setembro de 2010

"CARTA DE PROPOSTAS AOS CANDIDATOS - ELEIÇÕES 2010" SERÁ ENCAMINHADA AOS POLÍTICOS DE SP E MG VINCULADOS ÀS BACIAS DO PCJ

As bacias PCJ são uma das mais importantes do país...
fornecem 33m3/s para abastecer a capital de SP e região

Carta de compromisso com as bacias PCJ será encaminhada aos candidatos nas eleições 2010

Geral

"A intenção da carta aos candidatos é de exigir compromisso público dos atuais candidatos. “A partir do momento que temos a entrega formal e a publicação no jornal, temos como exigir que esse documento e esse compromisso seja cumprido”, afirmou Fabiane."

25/08/2010

O Consórcio PCJ apresentou na 65ª Reunião Ordinária da entidade a “Carta de Propostas aos Candidatos - Eleições 2010” que deverá ser encaminhada aos candidatos a cargos eletivos da União e aos Governos de São Paulo e Minas Gerais, entre Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores que possuem vínculo na região das bacias PCJ. A iniciativa busca o apoio e comprometimento em ações necessárias para intervenções nas bacias, além de alavancar novos investimentos e dar garantia da continuidade de ações com enfoque na revitalização e preservação dos mananciais.

Três projetos encabeçam a carta aos candidatos.

- O primeiro propõe a revitalização total das cabeceiras dos rios, em que toda bacia seria beneficiada.

- Outra proposta é a implantação de ecoturismo no “ecodesenvolvimento” dessas áreas nas bacias, fomentando a economia turística e valorizando as riquezas naturais, tendo em vista que a região assume o papel de conservação dos cursos d’água por se tratar do lugar onde estão as principais nascentes das bacias PCJ.

- Por fim, o documento que será encaminhado aos candidatos aborda eventos extremos, como as inundações.

A proposta visa somar as redes hidrelétricas existentes e, através da comunicação, fazer a divulgação das áreas de risco, além do acompanhamento feito com a operação dos reservatórios para evitar inundações.

Para a Prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago, este “é um momento propício para que nós demonstremos a importância das bacias PCJ para o nosso país. Esse é um documento para chamarmos atenção e para que os futuros governantes assumam um comprometimento de investimentos”, disse ela, defendendo ainda que a carta deva estar focada na lei estadual 7663/1991, que institui a política estadual de recursos hídricos (art 3º, item 6), que institui a compensação a municípios afetados por área inundadas por reservatórios, como é o caso de Piracaia, Atibaia e demais cidades da região.

A intenção da carta aos candidatos é de exigir compromisso público dos atuais candidatos. “A partir do momento que temos a entrega formal e a publicação no jornal, temos como exigir que esse documento e esse compromisso seja cumprido”, afirmou Fabiane.

Não é a primeira vez que essa ação é realizada pelo Consórcio PCJ. Em 2006, a entidade encaminhou uma carta aos candidatos das eleições daquele ano, similar a que será encaminhada neste ano, na eleição atual. O documento também reivindicava o compromisso dos então candidatos com a preservação e recuperação dos mananciais da região, iniciativa que, segundo o Coordenador Geral da Agência PCJ/Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, surtiu efeitos de sucesso para as bacias PCJ.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Consórcio PCJ


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br