Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de setembro de 2010

III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE BIOCARVÃO - RJ DE 12 A 15 SET


  • EMBRAPA REALIZA:

    Evento Internacional debate carvão no Rio de Janeiro

3rd International Biochar Conference (IBI 2010) Progressing from Terra Preta de Índios to the Whole World September 12 – 15, 2010, Rio de Janeiro, Brazil

O biocarvão sustentável é poderosa ferramenta para combater o aquecimento global, ainda pouco divulgada no Brasil. Essa prática milenar converte resíduos agrícolas em condicionador do solo que seqüestra carbono, promove a segurança alimentar e desencoraja o desmatamento. É uma das poucas tecnologias de baixo custo amplamente aplicável em qualquer escala.

Entre 12 e 15 de setembro, o Rio de Janeiro (Hotel Othon) será o centro mundial dos debates sobre o assunto, quando sediará a III Conferência Internacional sobre Biocarvão, organizada pela Embrapa.

"Outro ponto muito importante da conferência será o debate sobre a Terra Preta do Índio; formada a partir dos detritos dos povos que viveram na Amazônia há milênios, ela contém três vezes mais fósforo e nitrogênio (nutrientes para as plantas) do que o solo agrícola comum", diz o pesquisador da Embrapa e organizador do evento Etelvino Novotny.

Entre os 350 cientista de todo mundo que chegarão ao Rio, destaque para o alemão Johannes Lehmann (Universidade de Cornell, EUA) , autor de vários artigos nas revistas cientificas Nature e Science; o austríaco Winfried Blum, Presidente da Confederação Europeia de Sociedades de Ciência do Solo (ECSSS) e Antony Bridgwater, inglês, grande autoridade em pirólise (tratamento térmico de carbonização). Já a palestra de abertura, fica por conta do professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) Laércio Couto, que foi agraciado mês passado, na Suécia, com prêmio concedido pelos organizadores do WorldBioenergy 2010, ao pesquisador que mais contribuiu para o desenvolvimento na área de bioenergia no mundo nos últimos anos.

Para mais informações sobre o evento, visite a página em www.ibi2010.org.

Fonte: Embrapa Floresta - eventos@cnpf.embrapa.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br