Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de setembro de 2010

COM A BAIXA VAZÃO DOS RIOS AMAZÔNICOS A NAVEGABILIDADE FICA COMPROMETIDA

Amazônia seca - Lago Manaquiri - foto Apolo11.com


Estiagem dificulta navegabilidade nos rios da Amazônia

A falta de chuvas na Amazônia tem deixado rios da região com vazão abaixo da média e dificultado a navegação em algumas cidades. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), pelo menos dez rios estão com níveis abaixo da média, entre eles o Madeira, em Rondônia, e os rios Negro e Solimões, no Amazonas.

Por causa da seca e da redução da vazão, a navegabilidade dos rios fica comprometida. Como em algumas cidades o caminho fluvial é o principal meio de chegada de alimentos, o abastecimento é prejudicado. As restrições à navegação também atingem o transporte de passageiros e veículos.

De acordo com a ANA, além dos prejuízos à navegabilidade, a baixa na vazão também compromete a qualidade das águas, devido à grande quantidade de peixes mortos por causa da redução do nível dos rios.

Além dos rios Madeira, Negro e Solimões, a agência registra níveis abaixo da média nos rios Javari, Juruá, Japurá, Acre, Purus, Iça e Jutaí, todos na Bacia Amazônica. (Luana Lourenço/ Agência Brasil)/AMBIENTE BRASIL


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br