Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de setembro de 2010

NO AMAZONAS ONDE 89% DA POPULAÇÃO NÃO TEM SERVIÇO DE ESGOTO, GOVERNO ESTÁ CONSTRUINDO ESTÁDIO DE FUTEBOL DE R$ 500 MILHÕES

A Bacia dos Educandos/Quarenta no qual moram 580 mil habitantes em 33 igarapés da área central e antiga de Manaus com 21 mil famílias em risco ambiental, social e de saúde.


Copa 2014

Mais uma lenda da Amazônia

No Amazonas, onde só 11% da população tem serviço de esgoto, o governo quer gastar 500 milhões de reais num estádio para a Copa. A Arena Amazônia poderá acomodar 47 750 espectadores, um colosso num estado cuja média de público do futebol é 2 000 torcedores por partida e que não conta com nenhum clube nas séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro.

Nicholas Vital, de EXAME
03/09/2010 | 10:15

Manaus, 10 de março de 2010. O relógio no placar eletrônico marcava 20 horas e 45 minutos quando os times do amazonense Nacional e do alagoano Asa pisaram o gramado do estádio estadual Vivaldo Lima para o jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Nas arquibancadas, 3 774 torcedores aguardavam a peleja, de vida ou morte para a equipe amazonense. No final, o empate por 2 a 2 marcou não apenas a eliminação do Nacional como também pôs um ponto final na história do Vivaldão, 40 anos após sua inauguração.

Em seu lugar, o governo do Amazonas pretende erguer uma arena moderna para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Orçada em 500 milhões de reais, a Arena Amazônia poderá acomodar 47 750 espectadores, um colosso num estado cuja média de público do futebol é 2 000 torcedores por partida e que não conta com nenhum clube nas séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro. Talvez por isso, o governo amazonense ainda não tenha encontrado parceiros dispostos a investir no projeto. Mesmo assim, a demolição do Vivaldão começou, indicando que a obra vai ser tocada - à custa de muito dinheiro público. Só para colocar abaixo o velho estádio, o gasto é de 11 milhões de reais.

A nova arena deve começar a ser erguida ainda em setembro, sem garantia de retorno financeiro. Segundo Mauro Thury, professor de economia da Universidade Federal do Amazonas, contratado para fazer o estudo de impacto socioeconômico do projeto, a Arena Amazônia não dependerá apenas do futebol. "O espaço terá eventos e será um complexo com lojas, restaurantes e cinemas", diz Thury. "A arena vai se autossustentar", afirma Francisco Dissica Valério Tomaz, presidente da Federação Amazonense de Futebol.

Demolição do Vivaldão: reformar o estádio de Manaus sairia 200 milhões de reais mais barato

Elefantes brancos

A ideia da autossustentação parece ser mais uma lenda da Amazônia - lenda que, aliás, está sendo propagada em quase todos os projetos para a Copa. Outro estudo, da consultoria Deloitte, prevê que o equilíbrio financeiro da arena será atingido em 2033 - até lá, a operação deve dar prejuízo. O documento assinala que desconsidera os investimentos na construção. Ou seja, a conta não inclui as parcelas do crédito de 375 milhões de reais a ser tomado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Recentemente, o Tribunal de Contas da União divulgou um relatório em que aponta o risco de diversas arenas não gerarem receita suficiente para cobrir seus custos. Os projetos mais frágeis são os de Manaus, Natal, Cuiabá e Brasília - o TCU observa que há um risco alto de os estádios se transformarem em "elefantes brancos" após a Copa.

"O projeto de Manaus não é viável", diz Amir Somoggi, diretor da consultoria Crowe Horwath RCS. "O estádio precisará faturar 85 milhões de reais ao ano para pagar o investimento, oferecer rentabilidade de 15% e atrair um investidor." O Morumbi, em São Paulo, fatura 50 milhões de reais por ano. O histórico do antigo Vivaldão não é animador. De acordo com o administrador do estádio, Ariovaldo Malízia, "a receita anual girava em torno de 250 000 reais, enquanto as despesas consumiam 900 000". A diferença era bancada pelo governo amazonense.

Para tentar reduzir os custos, havia defensores da adequação do velho Vivaldão. "Reformar o estádio seria o melhor e sairia 200 milhões de reais mais barato", diz o deputado estadual Luiz Castro (PPS-AM). O governo não nega isso, mas defende sua decisão. "Consideramos que o investimento na reforma, de 300 milhões, seria menos interessante que a construção de uma arena multiúso, mais versátil e que, sobretudo, orgulhasse os amazonenses", afirma o secretário estadual de Planejamento, Marcelo Lima Filho.


Se a questão é o orgulho dos amazonenses, vale atentar para uma análise feita pelo Instituto Trata Brasil, especializado em saneamento. O estudo mostra que apenas 11% da população do Amazonas é atendida por rede de esgoto. É verdade que a Copa do Mundo tem potencial para levar milhares de turistas a Manaus. Porém, é um evento com 30 dias de duração. Depois, só restará aos amazonenses uma conta milionária.

A justificativa do governo é que o projeto do estádio foi chave para convencer a Fifa a escolher Manaus e que a economia local será estimulada. "Na competição entre as cidades para sediar a Copa do Mundo, a Arena Amazônia se mostrou um diferencial estratégico", diz o secretário Lima Filho. "Não há dúvida também que ela será um ícone na paisagem de Manaus." Um ícone que vai custar bem caro à população - e que irá conviver com outros já existentes, como as palafitas com esgoto a céu aberto.

VEJA O VÍDEO: "LIXO NOS IGARAPÉS DE MANAUS"

LEIA MAIS:

AECID apóia a reabilitação dos igarapés de Manaus - CLIQUE


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br