Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de setembro de 2010

SOS NASCENTES, CÓRREGOS E MATA DO PLANALTO - BELO HORIZONTE (MG)


Belo Horizonte, MG: Mata do Planalto, um oásis ameaçado de extinção, artigo de Frei Gilvander Moreira

EcoDebate - 31/08/2010

"É imprescindível para Belo Horizonte manter e valorizar esse patrimônio incluído no Vetor Norte”, defende o biólogoYuri Debien, lembrando que a Mata é habitat de um grande número de pássaros, répteis, anfíbios e mamíferos."

Conhecida como “Mata do Maciel”, a Mata do Planalto, situada no bairro do Planalto, em Belo Horizonte, MG, tem cerca de 300 mil m² (equivalente a 30 campos de futebol, ou seja, 30 hectares). Trata-se da última área verde da região norte de Belo Horizonte; está ameaçada de extinção. Dentro da Mata do Planalto e ao seu redor o clima fresco predomina em diâmetro de vários quilômetros. Quem caminha rumo à Mata sente a mudança do clima. Quanto mais perto da mata mais fresco fica o clima. Quanto mais distante mais calor. Sinal de que a devastação da mata alterará sobremaneira o clima na região e em Belo Horizonte.

A Construtora Rossi pretende edificar 16 prédios com 15 andares cada; 760 unidades residenciais (de 2 e 3 quartos); 1.016 vagas de estacionamento e 115.140,96m² de área. Isso no primeiro projeto. É claro que após a construção dos 760 apartamentos, outros projetos serão apresentados para a construção sobre o que restar da Mata. Se licenciada, a construção durará quatro anos e deve causar um aumento de aproximadamente quatro mil pessoas da população local. Infernal tráfico de caminhões, devastação ambiental, poluição e muitos conflitos sociais.

Como um pequeno Davi, a Mata do Planalto resiste há décadas à fúria das construtoras e do capital. Como mandacaru, lá ainda 20 nascentes resistem, entre as quais a que dá origem ao Córrego Bacuraus, que deságua no Ribeirão Isidoro, que cai no Rio das Velhas, bacia do rio São Francisco. O biólogo Iury Valente Debien, após estudar a biótica da Mata do Planalto, atesta que é um dos últimos fragmentos urbanos de mata nativa da capital mineira. “Sua destruição vai gerar modificações ambientais e acelerar mudanças climáticas.

É imprescindível para Belo Horizonte manter e valorizar esse patrimônio incluído no Vetor Norte”, defende o biólogo, lembrando que a Mata é habitat de um grande número de pássaros, répteis, anfíbios e mamíferos. No mapeamento que fez, o biólogo Iury identificou 20 nascentes na área. “Se a Prefeitura autorizar a obra, estará sendo cúmplice de um crime ambiental, que afetará não só a qualidade de vida dos moradores do bairro, mas também a de toda a cidade”.

Davi venceu Golias, porque conheceu muito bem a si mesmo e o inimigo. Quem é a Construtora Rossi? Na audiência pública, um diretor da empresa disse, querendo tranqüilizar o povo do bairro Planalto, que “não iria trazer para o bairro um empreendimento estraga bairro” O que queria dizer é que os apartamentos seriam acima de 300 mil reais e, por isso, inacessíveis aos pobres.

Como um grande Golias, a construtora Rossi está presente em 17 estados brasileiros, em 78 cidades e planeja expandir para 120 localidades até o final de 2011. Em Minas, está presente em Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora e Uberlândia e Nova Lima. No segundo trimestre de 2010, o lucro líquido da Construtora Rossi mais do que dobrou e alcançou 109 milhões de reais, crescimento de 114% em relação ao segundo trimestre de 2009(1). Ao lado da grande construtora Direcional, a poderosa Rossi já prepara projetos para a região do bairro Isidoro, imensa área na vizinhança da Cidade Administrativa de Minas, que é considerada a nova fronteira da expansão imobiliária da capital mineira, com potencial para a construção de mais de 70 mil unidades residenciais.

Na construção do Residencial Bothanique, em Nova Lima, MG, a Construtora Rossi foi condenada pelo Ministério Público a pagar hum milhão de reais de multa, porque os esgotos de seus funcionários estavam sendo lançados sobre uma nascente. Mentiu também ao tentar enganar a administração pública construindo acima do permitido legalmente. Mas o povo novalimense se rebelou e exige a demolição do excedente de construção.

Enfim, a Construtora Rossi é um Golias, que serve ao ídolo capital. Mas a luz e a força divina presentes na biodiversidade da Mata do Planalto, no povo dos bairros circunvizinhos e em tantas pessoas de boa vontade irão impedir que a Rossi roce a Mata. Para mais informações, consulte www.matadoplanalto.blogspot.com Belo Horizonte, 17 de agosto de 2010.

(1)Fonte: Revista Engenharia, SP, 17/08/2010.

Frei Gilvander Moreira, Padre carmelita, mestre em Exegese Bíblica, professor do Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos e Gestão das Pastorais Sociais no Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA -, em Belo Horizonte; assessor da CPT, CEBI, SAB e Via Campesina; e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.brwww.gilvander.org.brhttp://twitter.com/gilvanderluis

EcoDebate, 31/08/2010

SAIBA MAIS:

Audiência Pública na CMBH

Na próxima quinta-feira, dia 02 de setembro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza às 13:00h, no Plenário Helvécio Arantes, na Avenida dos Andradas, nº 3.100, no Bairro Santa Efigênia, Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, atendendo a Requerimento de autoria do Vereador Leonardo Mattos com a finalidade de “discutir o empreendimento da Rossi Engenharia na Mata do Planalto, conhecida como Mata do Maciel”.

NOSSO BLOG JÁ PUBLICOU:

16 de abril de 2010

SOS NASCENTES DA MATA DO ISIDORO E MAIS DE 6 MILHÕES DE ÁREA PRESERVADA - BELO HORIZONTE (MG)

COM A PALAVRA (E ATITUDES PROATIVAS) OS AMBIENTALISTAS DE BELO HORIZONTE!


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br