Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de setembro de 2010

SOS RIOS DE BELÉM (PA) - PAPO DE INTERNAUTA E PROFESSOR



Prezado professor,

Bom Dia

Moro em Belém-Pa e ao fazer uma pesquisa para meu filho, descobri seu site que achei excelente, sobre ações de combate a serem tomadas para a preservação dos rios. que será o tema da feira de ciências do colégio . Pesquisando achei que as medidas são:
Proteger as nascentes, as matas ciliares, evitar despejo de dejetos nos rios e principalmente política públicas, gostaria da sua ajuda no sentido de me informar se esta certo e se são só essas.
Desde ja agradeço.

Dilce da Mota Stallaiken.
Técnica Turismo e Meio Ambiente.
AMUT - 91-4008-0750

Olá Carmen,

Estava em vigem ao nosso litoral e retornando estou encontrando este seu e-mail muito interessante.
Fico feliz que tenha gostado do Blog SOS Rios do Brasil e que suas postagens foram úteis ao trabalho de pesquisa de seu filho.

As medidas listadas por vc estão corretas, mas na realidade não são somente estas que vão proteger e garantir a qualidade das águas, vitais para a nossa sobrevivência no planeta.

Da mesma forma que cuidamos dos nossos animais de estimação e daqueles que usamos para nos alimentar, das nossas plantações que nos fornecem alimentos, precisamos cuidar de nossos mananciais, de nossos cursos d' água de superfície (rios, ribeirões, córregos, igarapés, lagos,etc); das nossas águas subterrâneas (aquíferos e lenções freáticos) impedindo a sua contaminação por esgotos domésticos e industriais; a derrubada das florestas e matas ciliares que protegem nossos cursos d' água; o assoreamento dos seus leitos por movimentanção de terra, aterros e cortes de morros (taludes); a retirada exagerada de volumes de água (para uso doméstico, irrigação e uso industrial), esgotando em alguns casos o volume dos mesmos; deixar lixões e depósitos irregulares levar chorumes (calda negra dos lixões), garrafas PET, sacos plásticos e solidos em geral para o leito dos rios;
construir barreiras nos cursos d' água sem estudos por profissionais competentes e autorização dos setores específicos; permitir que as populações ribeirinhas construam palafitas sobre as margens dos rios, jogando esgotos e toda sorte de sujeiras nas águas, etc.

Entendo que a melhor forma de proteger e recuperar nossos rios é através da educação das comunidades que moram em suas bacias hidrográficas, fazendo com que as mesmas se concientizem de sua importância para a vida e que precisam ser preservadas as suas qualidades naturais.

Se puder envie algumas fotos dos principais rios de Belém (com seus nomes e detalhes) para postarmos no Blog, legal?

abração e sucesso!

Prof. Jarmuth

SAIBA MAIS:

Hidrografia de Belém (PA)

Os rios que passam por Belém são o rio Amazonas, rio Maguari e rio Guamá. A Baía do Guajará é uma baía que banha diversas cidades do estado do Pará, inclusive sua capital. É formada pelo encontro da foz do rio Guamá com a foz do rio Acará.

  • rio Amazonas – é o maior rio da Terra, tanto em volume d'água quanto em comprimento (6.992,06 km de extensão). Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no oceano Atlântico, junto ao rio Tocantins.
  • rio Maguari - banha a Região Metropolitana de Belém.
  • rio Guamá – é um rio localizado no nordeste do Pará, cuja bacia hidrográfica drena uma área de 87.389,54 km². A navegabilidade é viável nos últimos 160 km do rio, domunicípio de São Miguel do Guamá à Baía do Guajará. Entre seus afluentes, destacam-se os rios Acará, Capim e Moju. No rio Guamá é comum ocorrer o fenômeno da pororoca. Na sua margem direita se situa o campus principal da Universidade Federal do Pará, à altura de Belém. Cerca de 75% da água consumida na cidade vem deste rio, que recebe 11 córregos[11].

[editar]

Problema ambiental

A rede de abastecimento chega a 80% em Belém, mas somente 4,5% da descarga domicilar está conectada à rede coletora, o que provoca o descarte inadequado des dejetos em 14 bacias que abastecem a cidade, 11 delas ligadas ao rio Guamá[11]. Fonte: Wikipédia


CONHEÇA:

PROJETO DO PARQUE AMAZÔNIA ÀS MARGENS DO RIO GUAMÁ


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br