Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR PARA PRESERVAR A ÁGUA

mata ciliar

Venho falando nesta semana da água sobre o desperdício e o uso racional deste recurso natural não renovável, quero aproveitar também para esclarescer a importância da preservação das áreas florestais (mata ciliar) para a conservação da ÁGUA no futuro e o quanto a legislação do Código Florestal vigente no país é relevante para que isso aconteça.

O uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original, chegando em muitos casos na ausência da mata ciliar. O que pode acontecer em decorrência da retirada desta cobertura vegetal?

ESCASSEZ DA ÁGUA
A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos, de onde tiramos a nossa água do dia a dia nas cidades.

EROSÃO E ASSOREAMENTO
A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar, aumentando os custos no tratamento de água e podendo até secar um rio.

PRAGAS NA LAVOURA
A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.

QUALIDADE DA ÁGUA
A mata ciliar reduz o assoreamento dos rios, deixa a água mais limpa, facilitando a vida aquática e o tratamento nas ETAs-Estações de Tratamento de Água.

IMPEDE A FORMAÇÃO DE CORREDORES NATURAIS
Essas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região. Lembrando que quando os animais começam a desaparecer de certo local, é porque não está existindo recursos para sua sobrevivência em determinada área, como por exemplo ÁGUA.

foto122

Sementes de Araucária (pinhão) – Araucaria angustifolia para Reflorestamento – Programa Mata Ciliar do estado do Paraná – PR

O Código Florestal (Lei n.° 4.771/65) inclui desde 1965 as matas ciliares na categoria de áreas de preservação permanente, nem sempre a legislação foi cumprida, tanto é assim, que atualmente querem mexer nela e diminuir estas áreas, dizendo que tais modificações favoreceriam o pequeno produtor rural. Será que esse é mesmo o motivo? Penso eu que não, pois ao abrirmos esta brecha na legislação, estaremos favorecendo a entrada de outros empreendimentos mais impactantes nestes locais. Não sou contra o progresso, mas sim, contra a exploração desmedida dos recursos naturais.

É inegável a importância da vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes para o bom funcionamento do ciclo hidrológico. Certa vez eu li em uma cartilha que a FLORESTA É A MELHOR AMIGA DO RIO, é verdade, sem cobertura vegetal nossos reservatórios de água estariam condenados.

Fonte: Programa Mata Ciliar do Estado do Paraná

Saiba mais: LEI Nº 4.771/65 – Mata Ciliar

Fonte: CONSCIÊNCIA COM CIÊNCIA - Bióloga Daniela Lima


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oi qual é a inportanci e eu quero a pesquisa escolar ham!!!!!!!!♥

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada a vocês me ajudou muito. Vocês estão fazendo um trabalho muito bom, ajudando pessoas a conhecerem e tratarem o mundo melhor.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br