Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de março de 2010

PROGRAMA CÓRREGO LIMPO VAI DESPOLUIR 58 NOVOS CURSOS D'ÁGUA


PROGRAMA CÓRREGO LIMPO - SP

Com o objetivo de reverter a degradação dos córregos, o Governo de São Paulo e a Prefeitura do Município de São Paulo lançaram o Programa Córrego Limpo, que faz parte de um projeto maior intitulado "Operação Natureza".

A primeira fase do projeto, iniciada em março de 2007 e concluída em março de 2009, beneficiou cerca de 800 mil pessoas. Nesta etapa foram entregues 42 córregos, sendo que 28 cursos d' água totalmente despoluídos e outros 14 tiveram seus principais trechos recuperados. Mais de 500 litros de esgoto por segundo foram encaminhados para tratamento, com melhorias significativas para os rios Tietê e Pinheiros. Outros 58 serão despoluídos até o segundo semestre de 2010, totalizando 100 córregos. Até agora foram investidos cerca de R$ 90 milhões. Serão investidos cerca de R$ 195 milhões na despoluição desses córregos.

O Programa Córrego Limpo prevê o aprimoramento dos sistemas de coleta de esgotos. Para isso, uma força-tarefa da Sabesp executa obras para ampliar as redes existentes, eliminar os lançamentos clandestinos de esgotos nos córregos e galerias de águas pluviais e também melhorar os sistemas de envio de esgotos às estações de tratamento. Os empreendimentos possibilitarão, ainda, o aumento do número de residências conectadas às redes da Sabesp, o que significa mais esgotos coletados e tratados.

À Prefeitura cabe a manutenção das margens e dos leitos dos córregos, bem como a remoção de imóveis nos fundos de vale que impeçam a passagem das tubulações principais de esgotamento sanitário. Nesse trabalho conjunto, as Subprefeituras irão intensificar a atuação junto aos responsáveis para regularizar a ligação de esgotos.

O programa prevê a despoluição de todos os córregos do município de São Paulo e será feito em consonância com o andamento do programa de despoluição do Rio Tietê e do programa de reurbanização das favelas realizado pela Prefeitura de São Paulo.

Córregos do projeto Segunda etapa

Córrego Charles de Gaulle, despoluído na primeira etapaDesde março, a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo trabalham na segunda etapa do projeto, listando 58 novos cursos d´água da cidade de São Paulo que serão despoluídos pelo programa até julho de 2010.

Quando finalizada, esta etapa beneficiará cerca de 1,42 milhão de pessoas, em todas as regiões da cidade.

A primeira etapa beneficiou cerca de 800 mil pessoas. Até julho de 2010, mais de mil litros de esgotos por segundo deixarão de ser despejados nos cursos d' água. I volume corresponde aos dejetos gerados em uma cidade de 750 mil habitantes.

Lista dos 22 córregos até março de 2010

Afluente da Avenida Nova Arcadia
Bartolomeu Ferrari
Bellini
Carandaí - Alambari
Castelo
Cemitério de Congonhas
Continental
Corveta Camacuã
Da Divisa
Da Rua Alfredo Soncini
Da Rua Macela do Campo
Jardim Nazaré
José Lagrange
Mandy
Parque da Consciência Negra
Parque Jardim Herculano
Parque Primavera
Ribeirão Tremembé
Ribeirão Vermelho - Afluente Lago Pq Jaraguá
São José
USP
Vila Aurora

Lista dos 36 córregos até julho de 2010

Adão Ferraris
Água Branca
Albert Barholome
Alto de Pinheiros
Aurora L
Buracão
Caiçara do Rio do Vento
Campininha
Cândido de Abreu
CDHU - Guaianazes A
Coimbra
Coutinho
Da Rua Castanho da Silva
Da Rua Dora
Do Recanto dos Humildes
Dom Bosco
Dr Alcides da Costa Vidigal
Fazenda Velha
Ferrão
Floresta Azul
Fongaro
Guichi Shigueta
Guilherme Fongaro
Ibiraporã
Jardim Pedra Branca - Afluente dos Cunhas
Jardimirim
João Abreu Castelo Branco
Jurubatuba
Lapenna
Mandaqui
Maria Joaquina
Nove de Julho
Pacaembu
Rebouças - Verde 1
Rio Bonito
Souzas



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br