Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: "DEZ MANDAMENTOS DA ECONOMIA DA ÁGUA"



20.03.2007
Dez mandamentos da economia de água
No dia 22 de março, dia internacional da água, comece a pôr em prática ações para economizar
Categoria: Atualidades
Diocese de Joinville - SC

Dez mandamentos da economia de água


22 de Março comemora-se o Dia Mundial da Água. Em pesquisa recente revela que o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde - a organização recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa, em média.


O problema da falta água vem se agravando ano a ano nas principais metrópoles brasileiras, apesar de vivermos no território mais rico em água doce do mundo, detentor de 12% das reservas do planeta.

O sentimento de ter água em abundância dá, à maioria dos brasileiros, uma sensação de que a água doce nunca vai acabar. "A cultura do desperdício levou o país a uma condição preocupante. Faltará água nas torneiras se a população não tomar consciência", afirma o engenheiro Carlos Lemos da Costa, consultor especialista em Uso Racional da Água.

Calcule seu potencial

Um site da empresa H2C está disponibilizando uma ferramenta que possibilita a qualquer pessoa checar se ela está gastando muita água. "Constatamos que cerca de 90% dos usuários dessa ferramenta descobrem que podem economizar até 60% na conta de água". O site da H2C é www.h2c.com.br


O grande vilão

Um dos principais vilões do desperdício é a bacia sanitária. Uma residência com quatro pessoas aciona a descarga sanitária em média 16 vezes ao dia. A conta revela uma economia de 11.560 por mês, ou o equivalente à redução de 80% no consumo de água nas descargas sanitárias. Carlos Costa lembra ainda que a água utilizada para a descarga nos vasos sanitários é a mesma água tratada e potável, proveniente da rede pública de abastecimento, e cuja destinação deveria servir a finalidades mais nobres, para as quais é imprescindível o uso de água tratada e dentro dos padrões internacionalmente estabelecidos.


Veja como coisas simples podem ajudá-lo a reduzir o consumo:

· Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba e economize até mil litros de água por mês;


· Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo;


· Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês; se o seu chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu aparelho por um mais eficiente;


· Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água!


· Coloque a funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.


· Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.


· Jamais use água para varrer a calçada! Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.


· Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.


· Esteja atento a vazamentos! Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia e, num mês, 1.380 litros! Canos furados e vazamentos em vasos sanitários também são grandes prejuízos.


Fonte: Catolicanet

Enviado pelo colaborador Eng. Luciano Mendes Aguiar - Aldeia da Serra - SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br