Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de março de 2010

SOS ARROIO DA AREIA E PASSO DAS PEDRAS - PORTO ALEGRE (RS)

Vila Dique: um retrato das periferias brasileiras

By tratabrasil

Bairro da periferia de Porto Alegre não tem infraestrutura básica de esgotamento sanitário, o que desfavorece o desenvolvimento da população

Imagine um lugar onde 85% das pessoas ganham no máximo dois salários mínimos, onde 80% das casas são de madeira, onde dois terços dos que trabalham estão na informalidade e mais de 80% não chegou sequer ao Ensino Médio. Este lugar não é nada imaginário, mas sim a Vila Dique, um retrato real da periferia de Porto Alegre e um espelho de muitas outras adjacências das metrópoles brasileiras que, invariavelmente, não têm tratamento ou sequer coleta de esgoto como infraestrutura básica para o seu desenvolvimento.

A Vila Dique foi o cenário da ação “Trata Brasil na Comunidade”, promovida pelo Instituto Trata Brasil e apoiada pela Pastoral da Criança e da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária (ABES).

O objetivo da ação é estimular a sociedade civil, muitas vezes alheia à questão da coleta e do tratamento de esgoto, promovendo iniciativas no campo da informação, da conscientização, da sensibilização e do desenvolvimento de ferramentas e práticas com o propósito de solucionar questões de interesse coletivo.

Clique aqui e conheça a Pesquisa com os dados completos sobre a Vila Dique, que acompanhou os impactos da falta de saneamento nos indicadores saúde, educação, trabalho e renda. Divulgue estes dados e fomente a discussão sobre saneamento básico em sua cidade.

Quer saber mais? Visite o nosso site: www.tratabrasil.org.br.

SAIBA MAIS

Metrópole de Risco : o caso da Vila Dique e do aterro sanitário da zona norte na poluição das águas superficiais e subterrâneas das bacias hidrográficas do Arroio da Areia e Passo das Pedras/Porto Alegre-RS
Clique e conheça

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br