Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: "ENCONTRO DE EDUADORES DO PONTAL DO RIO PARANAPANEMA"


Usina Taquaruçu

‘ÁGUA LIMPA’ É TEMA DE ENCONTRO DE EDUCADORES DO PONTAL

Evento reúne 350 professores da região, das redes estadual e municipal de ensino, para atuarem como multiplicadores das informações

‘Água limpa para um mundo saudável’ é o tema do 12º Encontro de Educadores em Recursos Hídricos que acontece nesta segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, em Presidente Venceslau. O evento é organizado pelo Grupo de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema e tem o patrocínio da Duke Energy, entre outros parceiros.

O encontro, que começou às 8h e vai até às 16h, traz palestra com o promotor de Justiça Regional do Meio Ambiente, Nelson Bugalho, e 11 oficinas com entidades que atuam direta ou indiretamente na gestão de recursos hídricos, entre as quais Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Cada órgão fará uma exposição sobre seu papel na preservação da água.

Participam cerca de 350 professores da rede municipal e das Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Mirante do Paranapanema e Santo Anastácio. O objetivo é que eles sejam multiplicadores das informações sobre preservação ambiental, levando os temas abordados nas palestras para a sala de aula, conforme o secretário-executivo-adjunto do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal, Sandro Roberto Selmo.

De acordo com Selmo, o tema “tem chamado bastante a atenção da sociedade devido às enchentes e intempéries naturais registradas desde o ano passado”, daí o interesse em debater o assunto e de levá-lo para as escolas, além de estimular a conscientização das crianças e adolescentes sobre a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Parceira do Comitê no evento, a Duke Energy é responsável pela geração de energia em oito usinas hidrelétricas no rio Paranapanema, que tem como tributários três rios abrangidos pelo Comitê do Pontal – Pirapozinho e Anhumas (cujas nascentes localizam-se em municípios homônimos) e o Laranja Doce, que nasce na divisa de Martinópolis com Regente Feijó. Três usinas localizam-se na área do Comitê, as UHEs Capivara, Taquaruçu e Rosana.

Para o secretário-adjunto do Comitê, “a parceria com a Duke Energy é uma forma de a iniciativa privada demonstrar preocupação em atuar na resolução de problemas do meio ambiente juntamente com outros órgãos. É uma parceria necessária e que deve ser constante”.

Sobre a Duke Energy

Criada há dez anos no Brasil, a Duke Energy Geração Paranapanema é o maior investimento internacional da centenária companhia norte-americana Duke Energy, uma das maiores empresas de geração, distribuição, comercialização, transmissão de eletricidade e transporte de gás no mundo. Conta com um total de 2.307 MW em ativos de geração de energia composto por oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do rio Paranapanema, divisa entre São Paulo e Paraná. As usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana, juntas, responderam por, aproximadamente, 2,3% de toda a energia produzida no País. A preservação do meio ambiente e da saúde e segurança são preocupações constantes da Duke Energy, que segue uma política corporativa que tem como objetivo o gerenciamento sócio-ambiental de forma sustentável.

Heloísa Miguel
Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa
(18) 3908-7422

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br