Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de março de 2010

"ÁGUA, O GRANDE DESAFIO" - RELATOS DO FIGA - PORTO ALEGRE (RS)


1777- MÍDIA

Aliança BECE-RECOs

Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

"....Estou em Porto Alegre, convidada para falar de água e fome no mundo no FIGA - FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL - "Água, o grande desafio", promovido pela ARI - Associação Riograndense de Imprensa. A abertura foi magistral. A professora Amyra El Khalili brilhou no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, ao tratar de commodities ambientais: "nenhum povo será soberano se não puder gerir seus recursos hídricos (...) a questão da água é fundamental para traçar o destino da nossa produção"..."

Ana Echevenguá
Instituto Eco&Ação
www.ecoeacao.com.br

http://www.figambiental.com.br

FIGA 2010 -Fórum Internacional de Gestão Ambiental

ÁGUA, o grande desafio - abre com uma mandala humana!

Conferencia geopolítica – Água para Guerra, Água para a Paz. A palestrante Amyra El Khalili, economista, professora em Universidades Brasileiras e Fundadora do projeto BECE, abriu o Fórum Internacional de Gestão Ambiental - no dia 22 de março – no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.

Na oportunidade, Amyra destacou o valor da água que, segundo ela, é maior que o do ouro e do petróleo. “Uma nação não se desenvolve sem água” argumenta a economista.

A palestrante faz um alerta para uma possível guerra pela disputa da água e defende o commodity ambiental, que seria uma pratica da utilização da água como um modelo econômico, sendo feita sua utilização na produção de produtos que pudessem ser consumidos coletivamente pelas populações locais sem custo para os mesmos.


Foto da Mesa de Autoridades: (esquerda p/ direita) Vereador Beto Moesch, representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre; Presidente do DMAE Porto Alegre, Flávio Ferreira Presser, representando o Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça; Embaixador Cláudio Lyra, Chefe do Escritório de Representação no Rio Grande do Sul – ERESUL; Secretário de Estado da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, representando a Governadora do Estado, Yeda Crusius; Promotor de Justiça Júlio Almeida, representando o Ministério Público; Presidente da ABES-RS – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul, Nanci Benigni Giugno; Presidente do IRGA – Instituto Riograndense do Arroz , Maurício Ficher.


Porto Alegre: "Água, o grande desafio"

Por Ana Echevenguá

Estou em Porto Alegre, convidada para falar de água e fome no mundo no FIGA - FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL – "Água, o grande desafio", promovido pela ARI - Associação Riograndense de Imprensa.

A abertura foi magistral. A professora Amyra El Khalili brilhou no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, ao tratar de commodities ambientais: “nenhum povo será soberano se não puder gerir seus recursos hídricos (...) a questão da água é fundamental para traçar o destino da nossa produção”. E evidenciou o papel da mulher como a principal gestora da água, principalmente nos países em desenvolvimento. Ao final de sua palestra, pediu que todos os assistentes, de mãos dadas, formassem uma grande mandala que simbolizava a água e sua correlação com a biodiversidade.

A solenidade contou com representantes do Governo Estadual, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Ministério Público, ABES-RS, IRGA, NJE/RS e demais representantes da imprensa.

O jornalista Ercy Pereira Torma, presidente da ARI, falou da sua preocupação com o desperdício das reservas hídricas e entende que ainda há tempo para salvar este patrimônio. Ressaltou ainda a necessidade de envolvimento maior da mídia nas questões ambientais.

O promotor de justiça Julio Almeida, da Coordenadoria de Meio Ambiente do MP/RS, mostrou a preocupação com os conflitos futuros pela água, com a qualidade dos efluentes devolvidos aos corpos hídricos e trouxe uma boa nova: a possibilidade de criação de promotorias regionais para a defesa da água.

Para encerrar a noite, fomos agraciados com a apresentação do coral e de uma peça teatral com servidores do SAMAE de Caxias do Sul. O tema? Não poderia ser outro: água.

Este evento multidisciplinar pretende mobilizar setores de pesquisa, ciência e tecnologia de diferentes lugares do mundo; mas quer também conclamar a população em geral para esse grande desafio: cuidar do nosso Ouro Azul.

A programação consta no website http://www.figambiental.com.br. Propostas, experiências e recomendações em saneamento, abastecimento e preservação serão bem-vindas. Participe: o FIGA está de portas abertas até o dia 24 de março de 2010, na semana em que Porto Alegre comemora 238 anos de existência.


Ana Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Água,

e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: www.ecoeacao.com.br.


A Aliança RECOs - Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras, tem por missão contribuir com o desenvolvimento ambientalmente sustentável, socialmente justo e viável economicamente desde o Brasil, implantando mercados emergentes sócio-ambientais a serem controlados pela sociedade brasileira baseados na democratização da informação, com a reunião de pessoas interessadas numa economia mais solidária, ética e comprometida com as atuais e futuras gerações.

Atende às reivindicações da Agenda 21 - Pense Globalmente e Aja Localmente, pela conscientização da responsabilidade social empresarial, comércio justo em diversos programas educacionais, de pesquisa, ciência e tecnologia.


Acesse gratuitamente o e-book "Commodities Ambientais em Missão de Paz - Novo modelo econômico para América Latina e o Caribe" Link:
http://amyra.lachatre.com.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br