DUKE ENERGY SOLTA 110 MIL PIRACANJUBAS EM AVARÉ
Ação integra a programação da empresa comemorativa ao Dia Mundial da Água; solturas em cinco reservatórios somarão 520 mil peixes
Dia 22, Dia Mundial da Água, a Duke Energy solta 110 mil piracanjubas no reservatório Jurumirim, no camping de Avaré. A ação marca o início da soltura de 520 mil peixes jovens em cinco reservatórios de usinas sob concessão da Duke Energy no Paranapanema. Também Chavantes, Capivara, Taquaruçu e Rosana serão contemplados com 410 mil curimbatás, por meio de solturas realizadas até o dia 31 como extensão da programação comemorativa ao Dia Mundial da Água.
Nas cidades em que ocorrem essas ações, a Duke Energy promove a palestra “Amigos da Natureza - como podemos dar uma força para preservar o meio ambiente”, proferida pela engenheira ambiental da empresa, Luciana Menegatto. Ela fala às crianças de 3ª e 4ª séries de escolas municipais sobre o processo de produção de peixes e ressalta os benefícios ambientais e sociais do repovoamento do Paranapanema.
Em Avaré, participam 60 alunos da Emeifes Profª Maria Theresa de Oliveira Picalho, que também acompanharão a soltura dos peixes. Na avaliação da secretária municipal de Educação, Fátima Khalas Zedan, a parceria com a Duke Energy é “muito importante e reforça o compromisso de todos em formar cidadãos conscientes para com seus deveres ambientais”. Ainda segundo a secretária, a empresa está cumprindo “seu papel de empresa-cidadã ao trabalhar de mãos dadas com a educação”.
Repovoamento - A produção de peixes para repovoar o Paranapanema é parte do Programa de Manejo Pesqueiro da Duke Energy. Até dezembro, a empresa soltará 1,5 milhão de exemplares das espécies nativas Piracanjuba, Dourado, Piapara, Pacu-Guaçu e Curimbatá em reservatórios das usinas hidrelétricas que opera no rio Paranapanema. Iniciado em 2001, o programa colocou de 15 milhões de peixes no Paranapanema até o final do ano passado.
Segundo o coordenador do programa, o biólogo Norberto Vianna, o repovoamento contribui para preservar a natureza e a biodiversidade, além de estimular o desenvolvimento regional através do turismo da pesca.
Na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, localizada na usina Salto Grande (SP), são realizadas as pesquisas, a reprodução e o desenvolvimento dos peixes de espécies nativas para o repovoamento. Esse trabalho é feito em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel.
A Duke Energy também desenvolve pesquisas com outras instituições parceiras, como Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Jaboticabal, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Sobre a Duke Energy
Fonte: Heloísa Miguel
Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa
(18) 3908-7422
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
isto esta sendo otimo , repovoando rios com peixes que quase a gente nao se via mais parabens NOBERTO VIANA por essa atitude e tb parabens PARA TODOS QUE ESTAO COM VC
ResponderExcluir