Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: "DUKE COMEMORA O DIA DA ÁGUA SOLTANDO 520 MIL PEIXES"

Alunos da rede de ensino participam da soltura dos peixes

DUKE ENERGY SOLTA 110 MIL PIRACANJUBAS EM AVARÉ


Ação integra a programação da empresa comemorativa ao Dia Mundial da Água; solturas em cinco reservatórios somarão 520 mil peixes


Dia 22, Dia Mundial da Água, a Duke Energy solta 110 mil piracanjubas no reservatório Jurumirim, no camping de Avaré. A ação marca o início da soltura de 520 mil peixes jovens em cinco reservatórios de usinas sob concessão da Duke Energy no Paranapanema. Também Chavantes, Capivara, Taquaruçu e Rosana serão contemplados com 410 mil curimbatás, por meio de solturas realizadas até o dia 31 como extensão da programação comemorativa ao Dia Mundial da Água.


Nas cidades em que ocorrem essas ações, a Duke Energy promove a palestra “Amigos da Natureza - como podemos dar uma força para preservar o meio ambiente”, proferida pela engenheira ambiental da empresa, Luciana Menegatto. Ela fala às crianças de 3ª e 4ª séries de escolas municipais sobre o processo de produção de peixes e ressalta os benefícios ambientais e sociais do repovoamento do Paranapanema.


Em Avaré, participam 60 alunos da Emeifes Profª Maria Theresa de Oliveira Picalho, que também acompanharão a soltura dos peixes. Na avaliação da secretária municipal de Educação, Fátima Khalas Zedan, a parceria com a Duke Energy é “muito importante e reforça o compromisso de todos em formar cidadãos conscientes para com seus deveres ambientais”. Ainda segundo a secretária, a empresa está cumprindo “seu papel de empresa-cidadã ao trabalhar de mãos dadas com a educação”.


Repovoamento - A produção de peixes para repovoar o Paranapanema é parte do Programa de Manejo Pesqueiro da Duke Energy. Até dezembro, a empresa soltará 1,5 milhão de exemplares das espécies nativas Piracanjuba, Dourado, Piapara, Pacu-Guaçu e Curimbatá em reservatórios das usinas hidrelétricas que opera no rio Paranapanema. Iniciado em 2001, o programa colocou de 15 milhões de peixes no Paranapanema até o final do ano passado.


Segundo o coordenador do programa, o biólogo Norberto Vianna, o repovoamento contribui para preservar a natureza e a biodiversidade, além de estimular o desenvolvimento regional através do turismo da pesca.

Na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, localizada na usina Salto Grande (SP), são realizadas as pesquisas, a reprodução e o desenvolvimento dos peixes de espécies nativas para o repovoamento. Esse trabalho é feito em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel.


A Duke Energy também desenvolve pesquisas com outras instituições parceiras, como Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Jaboticabal, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Sobre a Duke Energy

Criada há dez anos no Brasil, a Duke Energy Geração Paranapanema é o maior investimento internacional da centenária companhia norte-americana Duke Energy, uma das maiores empresas de geração, distribuição, comercialização, transmissão de eletricidade e transporte de gás no mundo. Conta com um total de 2.307 MW em ativos de geração de energia composto por oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do rio Paranapanema, divisa entre São Paulo e Paraná. As usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana, juntas, responderam por, aproximadamente, 2,3% de toda a energia produzida no País. A preservação do meio ambiente e da saúde e segurança são preocupações constantes da Duke Energy, que segue uma política corporativa que tem como objetivo o gerenciamento sócio-ambiental de forma sustentável.

Fonte: Heloísa Miguel
Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa
(18) 3908-7422

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. isto esta sendo otimo , repovoando rios com peixes que quase a gente nao se via mais parabens NOBERTO VIANA por essa atitude e tb parabens PARA TODOS QUE ESTAO COM VC

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br