Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de março de 2010

DIRETAMENTE DO FIGA, EM PORTO ALEGRE: "ÁGUA, O GRANDE DESAFIO"



Porto Alegre: "Água, o grande desafio"

Ana Echevenguá

Estou em Porto Alegre, convidada para falar de água e fome no mundo no FIGA - FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL – "Água, o grande desafio", promovido pela ARI - Associação Riograndense de Imprensa.

A abertura foi magistral. A professora Amyra El Khalili brilhou no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, ao tratar de commodities ambientais: “nenhum povo será soberano se não puder gerir seus recursos hídricos (...) a questão da água é fundamental para traçar o destino da nossa produção”. E evidenciou o papel da mulher como a principal gestora da água, principalmente nos países em desenvolvimento. Ao final de sua palestra, pediu que todos os assistentes, de mãos dadas, formassem uma grande mandala que simbolizava a água e sua correlação com a biodiversidade.

A solenidade contou com representantes do Governo Estadual, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Ministério Público, ABES-RS, IRGA, NJE/RS e demais representantes da imprensa.

O jornalista Ercy Pereira Torma, presidente da ARI, falou da sua preocupação com o desperdício das reservas hídricas e entende que ainda há tempo para salvar este patrimônio. Ressaltou ainda a necessidade de envolvimento maior da mídia nas questões ambientais.

O promotor de justiça Julio Almeida, da Coordenadoria de Meio Ambiente do MP/RS, mostrou a preocupação com os conflitos futuros pela água, com a qualidade dos efluentes devolvidos aos corpos hídricos e trouxe uma boa nova: a possibilidade de criação de promotorias regionais para a defesa da água.

Para encerrar a noite, fomos agraciados com a apresentação do coral e de uma peça teatral com servidores do SAMAE de Caxias do Sul. O tema? Não poderia ser outro: água.

Este evento multidisciplinar pretende mobilizar setores de pesquisa, ciência e tecnologia de diferentes lugares do mundo; mas quer também conclamar a população em geral para esse grande desafio: cuidar do nosso Ouro Azul.

A programação consta no website http://www.figambiental.com.br. Propostas, experiências e recomendações em saneamento, abastecimento e preservação serão bem-vindas. Participe: o FIGA está de portas abertas até o dia 24 de março de 2010, na semana em que Porto Alegre comemora 238 anos de existência.

Ana Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Água, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: www.ecoeacao.com.br.


Ana Echevenguá - ana@ecoeacao.com.br
Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br
telefone (48) 91343713 - Florianópolis - SC.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br